Sobe para 18 número de mortos em incêndio em hospital na Índia

1 de Maio 2021

Pelo menos 18 pessoas morreram hoje num incêndio que deflagrou num hospital na cidade de Bharuch, no oeste da Índia, incluindo 16 doentes com covid-19 e duas enfermeiras, de acordo com um novo balanço da polícia.

O balanço inicial dava conta de 15 pacientes mortos, tendo a polícia elevado para 18 o total de pessoas que sucumbiram ao fumo e às chamas, incluindo “16 doentes e duas enfermeiras”, disse o agente da polícia Rajendrasinh Chudasama à agência de notícias France-Presse (AFP).

O incêndio começou às primeiras horas da madrugada numa ala de tratamento de doentes de covid-19 do hospital Welfare, em Bharuch, no estado indiano de Gujarat, e já foi declarado extinto.

O fogo terá começado “na sequência de um curto-circuito na unidade de cuidados intensivos do hospital”, indicou a polícia.

Os serviços de socorro e os funcionários do hospital conseguiram salvar os restantes doentes, acrescentou a mesma fonte, apontando que se encontram em condição estável.

O incêndio ocorreu numa altura em que a Índia enfrenta um surto devastador de covid-19 que sobrecarregou os hospitais, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio.

Em 23 de abril, um incêndio numa unidade de cuidados intensivos de tratamento de covid-19 em Virar, nos arredores de Mumbai, no estado de Maharashtra, fez 13 mortos.

Em 21 de abril, 22 pacientes morreram quando o suprimento de oxigénio foi interrompido devido a uma rutura num tanque, no Hospital Zakir Hussain, na cidade de Nashik, também no estado de Maharashtra, o mais atingido pelo novo surto de covid-19 no país.

A Índia vive atualmente uma crise sanitária sem precedentes, com máximos diários de mortos e infeções há vários dias.

Só nas últimas 24 horas, o país registou 401.993 novos casos, ultrapassando pela primeira vez as 400 mil infeções diárias, um recorde mundial desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China, em dezembro de 2019.

As autoridades sanitárias indianas comunicaram ainda 3.523 mortes nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, a Índia acumulou 211.853 óbitos e mais de 19,1 milhões de infeções, sendo o segundo país do mundo com mais casos, atrás dos Estados Unidos, e o quarto com mais óbitos, depois dos EUA, do Brasil e do México.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights