Ataques a profissionais de saúde e doentes crescem nos países com conflitos

3 de Maio 2021

Um total de 611 trabalhadores da saúde e doentes em países afetados por conflitos foram atacados entre fevereiro e julho de 2020, mais 50% do que a média, alertou esta segunda-feira o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os ataques incluíram mortes, abuso sexual e físico, pilhagem e destruição de instalações e veículos de saúde, bem como a criação de obstáculos à prestação de serviços, tais como campanhas de vacinação e ambulâncias.

A situação já era grave antes da pandemia, porque o CICV já contabilizava uma média de 3.780 ataques aos sistemas de saúde entre 2016 e 2020 nos cerca de 33 países onde está presente todos os anos, devido a conflitos ou violência, particularmente em África e no Médio Oriente.

Os países onde se registou o maior número de incidentes foram o Afeganistão, a República Democrática do Congo, Israel e os territórios ocupados, e a Síria, embora os dados nestas áreas sejam frequentemente imprecisos e o número real de ataques seja provavelmente superior, disse o CICV.

“Há falta de vontade política e imaginação quando se trata de proteger os trabalhadores da saúde e os doentes. Os Estados que querem ver progressos nesta matéria devem dar o exemplo”, salientou Maciej Polkowski, chefe da iniciativa Cuidados de Saúde em Perigo do CICV, um programa para assegurar o acesso seguro aos cuidados de saúde em zonas de conflito.

A morte de 12 doentes acamados no Sudão do Sul, depois de um grupo armado ter invadido e acusado a equipa médica do CICV de ajudar o inimigo, é um dos exemplos desses ataques.

Uma das enfermeiras da equipa explicou que um dos homens armados entrou na sala de operações e apontou-lhe uma espingarda AK-47 para ver se estavam a operar uma pessoa do inimigo, segundo o comunicado do CICV.

Tais situações também ocorreram durante a pandemia, por exemplo, num centro de saúde rural no sudeste da Colômbia, onde um grupo armado ameaçou um médico que tratou um doente Covid-19 que acabou por morrer.

O CICV disse que as ameaças obrigaram o médico a deixar a região, deixando a área sem cuidados médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights