Centro Europeu de Controlo das Doenças admite testes PCR com saliva como alternativa à zaragatoa nasofaríngea

4 de Maio 2021

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que os testes RT-PCR com saliva podem ser uma alternativa aos realizados com zaragatoas nasofaríngeas, mas salienta que estes últimos devem ser o padrão na União Europeia.

“As provas apoiam a conclusão de que a saliva pode ser utilizada como material de amostra alternativo para testes de RT-PCR quando as amostras nasofaríngeas não podem ser recolhidas, nomeadamente nos seguintes cenários: em doentes sintomáticos e no rastreio repetido de indivíduos assintomáticos”, indica o ECDC.

Em causa está um relatório hoje divulgado por esta agência europeia com considerações para o uso de saliva como material de amostra para testes PCR à Covid-19, numa altura em que este tipo de análises começa a ser mais usado na União Europeia (UE) e no Espaço Económico Europeu.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) já veio admitir a utilização deste tipo de amostras com saliva em alternativa à tradicional zaragatoa nasofaríngea, com a vantagem do conforto e da facilidade de colheita, mas à semelhança do ECDC considera que o diagnóstico através do trato respiratório superior (nariz) deve ser o padrão.

“As amostras nasofaríngeas continuam a ser o padrão de ouro para testes à Covid-19 para utilização com RT-PCR e testes de diagnóstico rápido de antigénios”, vinca o ECDC no relatório hoje divulgado.

Segundo o centro europeu, os estudos comparativos já realizados “sugerem uma sensibilidade global semelhante ou não estatisticamente significativa inferior associada com a utilização de amostras de saliva”.

Isto significa que os testes PCR com recurso à saliva “mostram sensibilidade semelhante aos que utilizam amostras nasofaríngeas para pacientes sintomáticos, se a recolha de amostras for realizada nos primeiros cinco dias desde o início dos sintomas e quando a carga viral é elevada”.

Este tipo de despiste do SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a doença Covid-19, destina-se principalmente a crianças, profissionais frequentemente testados, doentes crónicos sujeitos a testagem regular e ainda pessoas com traumatismos e desvios no septo nasal.

Outra das vantagens é que “a recolha de amostras de saliva é fácil, não invasiva, mais aceitável para testes repetidos e pode ser realizada por profissionais não ligados à saúde ou pelos próprios indivíduos que sejam devidamente instruídos”, elenca o ECDC.

Dada esta facilidade de recolha, o teste PCR à saliva permite aumentar a testagem da população, nomeadamente em locais como escolas, empresas, instituições de saúde, aeroportos e lares.

Porém, a agência europeia destaca que “são necessários mais estudos clínicos sobre a sensibilidade da saliva como material de amostra para análise de RT-PCR para crianças sintomáticas e assintomáticas e para padronizar os métodos de recolha de amostras”.

Relativamente aos testes rápidos de antigénios ou de anticorpos, “as atuais provas são limitadas e não apoiam a utilização da saliva como material de amostra alternativo”, adianta o ECDC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights