Mais de 90% dos portugueses consideram unidades de saúde locais seguras durante a pandemia

4 de Maio 2021

Um estudo promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) revela que 91% das pessoas que se deslocaram a unidades de saúde durante a pandemia de Covid-19 consideram que os serviços demonstram preocupação com as medidas de higiene e segurança, acreditando que os locais são seguros.

Para além disso, em caso de necessidade, 98% dos portugueses deslocar-se-iam a estas unidades.

A vacinação contra a Covid-19 e a sua relação com as medidas de prevenção também foram estudadas, tendo-se verificado que praticamente todos os inquiridos (99%) continuarão a adotar medidas de proteção, como o uso da máscara, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social, após serem vacinados.

Apenas 9% dos inquiridos não se mostram muito atentos à informação relacionada com a Covid-19, enquanto 64% recorrem à comunicação social para se informarem e 28% optam por pesquisar na internet.

O inquérito, que contou com uma avaliação específica dedicada aos doentes cardíacos, concluiu também que 62% dos doentes cardiovasculares não cancelaram nem adiaram as suas consultas e/ou exames médicos no último ano devido à Covid-19, que atingiu uma em cada 10 destas pessoas.

“Estas conclusões mostram que os portugueses começam a saber lidar com a pandemia de Covid-19, que veio para ficar, e que o receio do vírus já não coloca em causa o acompanhamento aos doentes cardíacos como se verificava há uns meses atrás. Os serviços de saúde têm assumido um papel fundamental na transmissão de uma mensagem de confiança e a prova disso é que verificamos que, cada vez mais, os doentes não temem as deslocações a estas unidades por considerarem que estão reunidas todas as condições de segurança”, disse Manuel Oliveira Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, citado em comunicado.

A amostra do estudo é constituída por 1000 portugueses, com idade superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental.

O principal objetivo era avaliar o comportamento dos portugueses face ao seu conhecimento, idas aos serviços de saúde e medidas de prevenção, tendo em conta o atual contexto pandémico.

O estudo foi ontem apresentado num evento virtual e marcou o arranque das comemorações de “Maio, Mês do Coração”, que este ano terá uma plataforma imersiva para eventos e disponibilização de informação útil sobre a temática das doenças cardiovasculares.

Mais informação em www.maionocoracao.pt.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights