MSD anuncia acordos de licenciamento voluntário com cinco produtores de genéricos da Índia para acelerar o acesso global a molnupiravir

5 de Maio 2021

A MSD anunciou a celebração de acordos não exclusivos de licenciamento voluntário de molnupiravir com cinco produtores de genéricos da Índia, para expandir o acesso desta terapêutica oral em investigação para o tratamento da Covid-19.

Molnupiravir é uma terapêutica antivírica de administração oral em investigação em fase 3 para o tratamento de doentes em ambulatório com Covid-19.

A MSD, que está a desenvolver molnupiravir em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics, celebrou estes acordos para acelerar a disponibilidade desta terapêutica na Índia e noutros países de rendimento médio-baixo após aprovações ou autorizações de emergência pelas autoridades regulamentares locais.

“A escala de sofrimento humano na Índia é neste momento devastadora e é evidente que mais deve ser feito para aliviar esta realidade. Estes acordos, em que estamos a trabalhar à medida que estudamos molnupiravir, ajudarão a acelerar o acesso a molnupiravir na Índia e em todo o mundo”, sublinhou Kenneth C. Frazier, Chairman e CEO da MSD. “Continuamos empenhados em contribuir para uma resposta global que possa trazer algum conforto para as pessoas na Índia e que, em última análise, possa terminar com a pandemia”, acrescentou.

Estes acordos foram celebrados com a CIPLA Limited, Dr. Reddy’s Laboratories Limited, Emcure Pharmaceuticals Limited, Hetero Labs Limited e Sun Pharmaceutical Industries Limited – cinco companhias de genéricos com fábricas habilitadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e experiência no fornecimento a entidades globais e países de rendimento médio-baixo.

Assim, estes acordos determinam que a MSD conceda licenças a estes produtores para o fornecimento de molnupiravir à Índia e a mais de 100 países de rendimento médio-baixo.

A MSD está também em negociações com a Medicines Patent Pool para explorar o potencial de licenças adicionais.

Para além disso, a MSD vai doar equipamento de oxigénio, máscaras, higienizadores de mãos e ajuda financeira no valor de 5 milhões de dólares para ajuda humanitária à Índia.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights