Resiliência, ao fim de ano e para o futuro

5 de Maio 2021

Pedro Pita Barrros

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Resiliência, ao fim de ano e para o futuro

05/05/2021 | Aniversario

Há um ano, no arranque do site healthnews.pt, escrevi “Há, agora, a expectativa de saber como se processará a passagem para menos restrições de circulação e de atividade económica, saber se este período de dois meses desde o início da pandemia em Portugal, com 3/4 desse tempo passados em estado de emergência, transformou os nossos hábitos, e dessa forma se conseguirá manter a evolução da pandemia controlada”.  No dia de hoje, só mudo o horizonte temporal envolvido, para “depois deste ano de pandemia e deste período de três passado em estado de emergência”. De resto, a expectativa mantém-se. Apesar de toda a aprendizagem sobre o vírus, sobre a importância de não perder o controlo da transmissão, e apesar de se estar a avançar a bom ritmo na vacinação da população, ainda temos riscos de saúde grandes, e riscos económicos maiores do que há um ano, pois as partes da população mais afetadas economicamente terão agora maior fragilidade financeira. E se há um ano a expetativa ainda tinha como esperança o desenvolvimento de uma vacina, a esperança é que daqui a um ano estejamos a fazer um balanço dos sucessos e também do que podia ter corrido melhor, para preparar melhor o sistema de saúde do futuro. Uma palavra nova no nosso vocabulário sobre o sector da saúde deve passar a acompanhar a recorrente discussão de sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde: resiliência. Deixo o desafio de criarmos o hábito de falar da sustentabilidade e da resiliência do Serviço Nacional de Saúde nas futuras discussões.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights