Açores vão recorrer aos militares no processo de vacinação

6 de Maio 2021

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, disse na quarta-feira que a região vai reforçar o processo de vacinação contra a Covid-19, através das forças militares e da contratação de mais profissionais de saúde.

“O processo de vacinação está a ter um incremento, que já tinha sido iniciado nas últimas semanas, mas vamos avançar ainda mais. O Hospital Divino Espírito Santo [em Ponta Delgada] vai passar a vacinar, os militares vão passar a vacinar. Temos aqui um processo de incremento de toda a vacinação”, declarou o governante.

Clélio Meneses falava ontem em Ponta Delgada, após ter reunido com o Conselho Médico da Ordem dos Médicos nos Açores.

O secretário regional disse que no Plano e Orçamento da região para 2021 está prevista uma “norma especifica para contratar em prestação de serviços mais profissionais de saúde para o processo de vacinação e testagem” no contexto da pandemia da Covid-19.

“Envolvendo mais pessoas na operação logística da vacinação pretendemos que esse processo decorra ainda [de forma] mais célere com cada vez mais rigor para que ultrapassemos esse problema”, apontou.

O governante alertou para a importância da vacinação contra a Covid-19, revelando que na ilha do Faial, no passado fim de semana, existiram cerca de 20% de pessoas que recusaram receber a vacina.

“Temos informação de que houve cerca de 20% de recusas o que é preocupante. O que pretendemos é que as pessoas se vacinem o mais possível. Ao mesmo tempo, temos informação de um caso dos óbitos que aconteceram nos Açores com Covid-19 foi uma pessoa que recusou a vacina”, revelou.

Clélio Meneses disse ainda que irá passar a existir uma “estratificação semanal etária” das pessoas vacinadas no arquipélago, para assegurar a “transparência” no processo de vacinação regional.

“Vai passar a haver uma estratificação semanal etária para que não haja dúvidas de quem é vacinado. Estamos a introduzir um conjunto de critérios de rigor, de transparência, de objetividade para que este processo decorra o melhor possível”, apontou.

O secretário regional da Saúde disse ainda estar prevista a chegada aos Açores de 130 mil doses da vacina contra a Covid-19 até ao final de junho.

A responsável pela Ordem dos Médicos nos Açores, Margarida Moura, enalteceu o aumento dos profissionais no processo de vacinação e apelou à vacinação em massa da população.

“Houve muita desinformação relativamente aos perigos da vacina. Nós temos sempre feito esse apelo junto da população: os riscos são mínimos comparado com os riscos da vacina. Todos os medicamente têm efeitos secundários e os da vacina são mínimos”, afirmou.

A 27 de abril, o secretário da Saúde dos Açores determinou a abertura “de processos disciplinares e de um inquérito para o cabal apuramento” de uma alegada vacinação indevida no centro de inoculação de Ponta Delgada, em São Miguel.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.964 casos positivos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.623 pessoas e falecido 31 pessoas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights