Ordem dos Enfermeiros nos Açores congratula-se com contratação de profissionais

6 de Maio 2021

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores congratulou-se esta quinta-feira com a contratação de mais profissionais de saúde para reforço do processo de vacinação contra a Covid-19, dizendo ser "uma mais valia" para "refrescar" as equipas no terreno.

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, disse, na quarta-feira, que a região vai reforçar o processo de vacinação contra a Covid-19, através das forças militares e da contratação de mais profissionais de saúde.

Citado num comunicado de imprensa enviado hoje às redações, o presidente do conselho diretivo regional da Ordem, Pedro Soares, sublinha que a instituição “congratula-se com o anúncio da publicação do despacho necessário na próxima semana, que permitirá a contratação dos enfermeiros inscritos na bolsa de apoio da Ordem dos Enfermeiros”.

A medida, acrescenta, “deverá ser vista como uma mais-valia, no sentido de refrescar as equipas que estão no terreno há mais de um ano”.

Na nota, Pedro Soares saúda ainda o apoio dos enfermeiros militares que se juntam ao processo de vacinação “num reforço muito importante”.

“Espera-se, portanto, que os cerca de 200 enfermeiros que se disponibilizaram para fazer parte do processo de vacinação e que compõem a bolsa criada pela Secção Regional dos Açores comecem brevemente a ser contactados pelas respetivas instituições”, salienta.

A Ordem dos Enfermeiros refere também que “continuará a acompanhar atentamente todo o processo e estará próxima dos profissionais, de modo a certificar-se de que estes dispõem das adequadas condições para o exercício das suas funções”.

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros adianta igualmente que retomou esta semana a visita aos vários postos de vacinação na região, de modo “a atestar no terreno o trabalho fundamental e imprescindível que os enfermeiros continuam a desempenhar neste desafiante processo”, estando para hoje marcadas deslocações aos postos de vacinação de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

“Mantemos assim o nosso compromisso de estar no terreno, ao lado dos enfermeiros, numa ação de motivação e levantamento dos problemas com premência em serem resolvidos. Não deixamos ninguém sozinho. Hoje lutamos, mas amanhã teremos de dar justiça à vida dos enfermeiros. Se há bónus para bancos, tem de haver a justa recompensa para os enfermeiros”, sustenta Pedro Soares.

Na quarta-feira, no final de um encontro com o Conselho Médico da Ordem dos Médicos nos Açores, o secretário da Saúde disse que no Plano e Orçamento da região para 2021 está prevista uma “norma especifica para contratar em prestação de serviços mais profissionais de saúde para o processo de vacinação e testagem” no contexto da pandemia de Covid-19.

Os Açores contam hoje com 17 novos casos positivos de Covid-19, todos detetados em São Miguel, nas últimas 24 horas, e não há atualmente doentes internados em cuidados intensivos, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde açoriana.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights