Ordem dos Enfermeiros nos Açores congratula-se com contratação de profissionais

6 de Maio 2021

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores congratulou-se esta quinta-feira com a contratação de mais profissionais de saúde para reforço do processo de vacinação contra a Covid-19, dizendo ser "uma mais valia" para "refrescar" as equipas no terreno.

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, disse, na quarta-feira, que a região vai reforçar o processo de vacinação contra a Covid-19, através das forças militares e da contratação de mais profissionais de saúde.

Citado num comunicado de imprensa enviado hoje às redações, o presidente do conselho diretivo regional da Ordem, Pedro Soares, sublinha que a instituição “congratula-se com o anúncio da publicação do despacho necessário na próxima semana, que permitirá a contratação dos enfermeiros inscritos na bolsa de apoio da Ordem dos Enfermeiros”.

A medida, acrescenta, “deverá ser vista como uma mais-valia, no sentido de refrescar as equipas que estão no terreno há mais de um ano”.

Na nota, Pedro Soares saúda ainda o apoio dos enfermeiros militares que se juntam ao processo de vacinação “num reforço muito importante”.

“Espera-se, portanto, que os cerca de 200 enfermeiros que se disponibilizaram para fazer parte do processo de vacinação e que compõem a bolsa criada pela Secção Regional dos Açores comecem brevemente a ser contactados pelas respetivas instituições”, salienta.

A Ordem dos Enfermeiros refere também que “continuará a acompanhar atentamente todo o processo e estará próxima dos profissionais, de modo a certificar-se de que estes dispõem das adequadas condições para o exercício das suas funções”.

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros adianta igualmente que retomou esta semana a visita aos vários postos de vacinação na região, de modo “a atestar no terreno o trabalho fundamental e imprescindível que os enfermeiros continuam a desempenhar neste desafiante processo”, estando para hoje marcadas deslocações aos postos de vacinação de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

“Mantemos assim o nosso compromisso de estar no terreno, ao lado dos enfermeiros, numa ação de motivação e levantamento dos problemas com premência em serem resolvidos. Não deixamos ninguém sozinho. Hoje lutamos, mas amanhã teremos de dar justiça à vida dos enfermeiros. Se há bónus para bancos, tem de haver a justa recompensa para os enfermeiros”, sustenta Pedro Soares.

Na quarta-feira, no final de um encontro com o Conselho Médico da Ordem dos Médicos nos Açores, o secretário da Saúde disse que no Plano e Orçamento da região para 2021 está prevista uma “norma especifica para contratar em prestação de serviços mais profissionais de saúde para o processo de vacinação e testagem” no contexto da pandemia de Covid-19.

Os Açores contam hoje com 17 novos casos positivos de Covid-19, todos detetados em São Miguel, nas últimas 24 horas, e não há atualmente doentes internados em cuidados intensivos, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde açoriana.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights