Madagáscar recebe primeiras vacinas através da Covax

8 de Maio 2021

Madagáscar recebeu este sábado as primeiras vacinas contra a Covid-19, que chegaram ao país através do Covax, programa de distribuição de vacinas das Nações Unidas, apesar de as autoridades nacionais terem negado a gravidade da doença.

A primeira remessa de 250.000 vacinas da AstraZeneca chegou hoje ao país e foi recebida por uma delegação de responsáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo governo daquela ilha, ainda que sem a presença do Presidente, Andry Rajoelina.

Segundo adianta a agência francesa AFP, o reaparecimento de um surto de infeções no mês passado levou a que Rajoelina acedesse a vacinar em massa a população contra a Covid-19, depois de ter negado a gravidade da doença.

O chefe de Estado já tinha aconselhado que se tratasse esta doença respiratória com remédios feitos à base de ervas e voltou a reiterar a recomendação.

O ministro da Saúde, Jean Louis Hanitrala Rakotovao, informou que as vacinas serão administradas em duas fases, sem precisar os critérios.

“A vacinação faz parte de um conjunto de medidas de prevenção eficazes, que se juntam a estratégias que já estão a ser implementadas pelo Estado”, disse o governante, citado pela AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights