B.ACIS: Centro de Inovação em Saúde ao serviço da Sociedade

11 de Maio 2021

Clara Gonçalves (Responsável | Transferência de Conhecimento e Inovação) e Jorge Pedrosa (Presidente da B.ACIS)

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

B.ACIS: Centro de Inovação em Saúde ao serviço da Sociedade

11/05/2021 | O MINHO

Poderá esperar-se que uma comunidade que constrói uma escola de medicina que define como sua Missão “Melhorar os cuidados de saúde através da formação e da geração de conhecimento e valor” fique satisfeita com o facto de formar médicos e cientistas do mais alto nível, mesmo quando considerados os mais exigentes parâmeros internacionais?

As conquistas da Escola de Medicina da Universidade do Minho mostram que não. De facto, para além de programas formativos inovadores, rigorosos e de forte base científica, de entre os quais o curso de medicina é emblemático, a Escola de Medicina promoveu desde o seu início a investigação biomédica no ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, tendo assim criado as condições para que, posteriormente, produzisse investigação clínica, do mais alto nível, em estruturas entretanto criadas em parceria: o 2CA – Centro Clínico Académico, Braga, e o P5 – Centro de Medicina Digital.

Como corolário desta estratégia do Cluster de Saúde da Escola de Medicina da UMinho, delineada para percorrer todo o pipeline da geração de conhecimento e valor, de forma a desenvolver e disponibilizar soluções médicas inovadores, a B.ACIS, Centro de Inovação em Saúde, iniciou a sua atividade em 2019, como um gabinete de apoio à transferência de conhecimento, com o objetivo de levar os resultados de I&D do cluster até à sociedade, através de um forte envolvimento de atores internos, da Escola de Medicina e da UMinho (investigadores, profissionais de saúde, estudantes e staff) e externos (empresas nacionais e internacionais), de forma a impactar nos cuidados de saúde.

Concebida com o objetivo de dar corpo à “terceira” missão da Escola de Medicina, a B.ACIS promove a valorização económica do conhecimento, através de três unidades de negócio:

  1. i) Inovação, através da transferência de conhecimento, apoio à criação de startups de base cientifica/tecnológica, e de uma estratégia de aproximação Universidade – Indústria; ii) Prestação de Serviços especializados de I&D; e iii) Formação Científica Avançada, concretizada por um plano formativo distintivo e com objetivos internacionais.

A visão da B.ACIS visa o posicionamento  – a curto/médio prazo – do Cluster de Saúde da EM UMinho  – como um dos players chave no hub tecnológico nacional nas áreas médica e das ciências da vida, com o consequente reconhecimento internacional, congregando diferentes ciências, tecnologias, contextos e experiências.

A B.ACIS ambiciona ser um centro multicultural e multidisciplinar, reforçando o acolhimento de cientistas, profissionais de saúde e estudantes, servindo como atração para aqueles que querem desenvolver os seus projetos de formação científica avançada, de I&D, a valorização do seu portfolio de patentes, bem como a criação de novos e disruptivos negócios, no seio da uma comunidade altamente interligada, vibrante e criativa, capaz de percorrer todo o pipeline de desenvolvimento de novas soluções médicas, desde a investigação básica até aos modelos animais e estudos para aplicação em humanos.

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights