Regulador norte-americano aprova vacina da Pfizer para crianças entre os 12 e os 15 anos

11 de Maio 2021

As crianças entre os 12 e os 15 anos já podem receber a vacina contra o SARS-CoV-2 da Pfizer/BioNTech nos Estados Unidos, anunciou esta segunda-feira a Food and Drug Administration (FDA), que regula o setor farmacêutico.

A ‘luz verde’ para a utilização do fármaco da Pfizer (desenvolvida em parceria com a BioNTech) vai permitir a vacinação de milhares de estudantes antes do início do próximo ano letivo, a meio do segundo semestre.

Especialistas em vários países defendem que a vacinação das crianças é prioritária para um efetivo regresso à normalidade e os Estados Unidos são dos primeiros países no mundo a vacinar nesta faixa etária.

“Isto é um momento que divide as águas na nossa capacidade de combater a pandemia”, disse à Associated Press (AP) Bill Gruber, vice-presidente da Pfizer.

A FDA considerou que a vacinação com este fármaco em específico era segura e que permitia o desenvolvimento de anticorpos, depois de um ensaio clínico que envolveu mais de dois mil voluntários com idades entre os 12 e os 15 anos.

Esta investigação não só comprovou a eficácia da vacinação, como também descobriu que as crianças nesta faixa etária desenvolveram anticorpos mais resistentes do que, por exemplo, os jovens adultos.

Este é mais um passo na ambiciosa e massiva campanha de vacinação da administração liderada pelo democrata Joe Biden, que estabeleceu como prioridades do início de mandato – que começou no final de janeiro – alcançar a imunidade de grupo nos EUA e reerguer a economia norte-americana, fustigada pela pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights