Passe sanitário aprovado durante a madrugada em França

12 de Maio 2021

França vai mesmo ter um passe sanitário para atestar que o seu portador está imune ou livre de Covid-19, decidiu esta quarta-feira de madrugada a Assembleia Nacional, após uma primeira rejeição na terça-feira.

O artigo para a criação do passe sanitário faz parte do projeto de lei “gestão da saída da crise sanitária” que vai prolongar os poderes extraordinários das autoridades francesas face à pandemia até final de outubro.

O passe sanitário, que foi finalmente aprovado por 208 votos a favor e 85 contra, vai permitir atestar que uma pessoa foi vacinada, foi recentemente testada como negativa à Covid-19 ou teve o vírus há menos de dois meses, não sendo assim contagiosa ou passível de transmitir a doença.

Este passe sanitário vai permitir viajar e aceder a grandes eventos.

Após uma primeira rejeição na tarde terça-feira, com os centristas a não alinharem com o partido da maioria, Republique en Marche, o primeiro-ministro disse numa entrevista na televisão que o passe seria aprovado ainda nessa noite.

Da parte do Governo, após terem sido criticados por não terem ouvido os seus aliados centristas, há agora um plano para reabrir as discotecas no verão, uma promessa muito esperada pelos centristas, após queixas do setor da noite.

Também o calendário do desconfinamento vai ser antecipado para voltar a uma vida “normal” um pouco mais cedo, em setembro.

Este projeto vai ser transmitido a partir do dia 18 de maio ao Senado para continuar o processo de aprovação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights