António Calçada de Sá é o novo presidente Conselho da Diáspora Portuguesa

13 de Maio 2021

António Calçada de Sá é o novo presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, num ano em que a pandemia de Covid-19 obrigou esta organização a novos formatos para continuar a “ser útil a Portugal e aos interesses de Portugal”.

“Nós, a diáspora espalhada pelo mundo, os executivos em empresas internacionais e multinacionais espalhadas pelo mundo, os nossos académicos, professores, jovens empreendedores, os empresários individuais, temos algo que podemos fazer pelo nosso país e pelos interesses do nosso país”, afirmou à agência Lusa o novo presidente do conselho.

Constituído em 2012 e contando com o alto patrocínio do Presidente da República, que é o seu presidente honorário, e do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, vice-presidente honorário, o Conselho da Diáspora Portuguesa tem como objetivo “estreitar as relações entre Portugal e a sua diáspora”.

O propósito maior da organização é fazer com que os portugueses e lusodescendentes, através do seu mérito e influência, “contribuam para a afirmação universal dos valores e cultura portuguesa, bem como para a elevação e reforço permanente da reputação do nosso país”.

Para António Calçada de Sá, que vive em Espanha, onde desempenha funções executivas na Repsol, presidindo ainda à Câmara de Comércio de Portugal em Espanha, uma das formas de os conselheiros concretizarem os propósitos da organização é através do estabelecimento de contactos com eventuais investidores para que estes possam “olhar para Portugal de uma determinada maneira”.

“A minha visão é muito positiva, é preciso trabalhar e de uma maneira proativa e sinto-me extraordinariamente motivado e vamos tentar fazer isto com vitalidade, energia e inteligência”, disse.

O Conselho da Diáspora Portuguesa tem tido maior visibilidade em eventos como a “World Portuguese Network” – que envolve um conjunto alargado de portugueses de influência em quatro áreas: Economia, Ciências, Cultura e Cidadania.

Anualmente, costuma realizar o seu encontro anual em Cascais, com a presença do presidente e vice-presidente honorários, assim como o EurAfrican Fórum, que promove as relações entre os continentes europeu e africano.

Contudo, devido à pandemia, a programação do Conselho tem sofrido alterações e os seus elementos desde logo tiveram de se adaptar aos novos formatos dos encontros.

A Covid-19 tem sido, aliás, tema recorrente nas reuniões mensais dos conselheiros, por via digital, através das quais são trocadas impressões sobre o impacto e as medidas dos países onde estes vivem.

“O ser humano tem um grande poder de transformação e adaptação. Temos mudado e temos assistido a uma mudança importante, não sei se definitiva, em termos de formatos”, disse António Calçada de Sá.

O responsável justificou que antes “viajava-se mais e agora menos, as reuniões digitais são menos longas”.

“Dos formatos presenciais puros fomos para os digitais puros. Iremos evoluir para um formato mais híbrido durante uns tempos e depois voltaremos a ter a força e o valor do que é presencial, mas já teremos aprendido o que podemos fazer de melhor forma através do digital”, explicou.

António Calçada de Sá referiu que “o mundo, com isto [a pandemia], deu uma volta importante” e “há coisas que já mudaram, que vão mudar e outras que se irão reequilibrar”.

António Calçada de Sá substitui Filipe de Botton na presidência da direção do Conselho da Diáspora Portuguesa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights