Boris Johnson avalia medidas para conter variante descoberta na Índia

14 de Maio 2021

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deverá anunciar esta sexta-feira medidas para conter os surtos de casos de Covid-19 em Inglaterra relacionados com a variante descoberta na Índia perante a subida do índice de transmissibilidade. 

Johnson, que esta semana se manifestou preocupado com o crescente número de casos, vai liderar uma conferência de imprensa sobre a situação epidémica no país juntamente com o diretor-geral de saúde, Chris Whitty.

O Ministério da Saúde anunciou na noite de terça-feira ter enviado uma equipa especial de rastreamento para a zona de Bolton, no norte de Inglaterra, com 100 enfermeiros e técnicos de saúde para fazer testes à população em operações porta a porta.

Foi também feito um reforço de testagem e rastreamento em 15 outras áreas do país para poder ser feita uma sequenciação dos casos positivos que permita avaliar a prevalência da variante B1.617.2, considerada preocupante pelas autoridades britânicas.

Dados publicados na quinta-feira davam conta de uma duplicação do número de casos, de 520 para 1.310, numa semana, a maioria dos quais no noroeste de Inglaterra, mas também na região de Londres.

Estas áreas são também aquelas com um índice de transmissibilidade (Rt) mais elevado, o que fez o valor médio nacional em Inglaterra subir ligeiramente para entre 0,8 e 1,1 (0,8-1 na semana passada).

Quando o número está acima de 1 (um), a pandemia pode crescer exponencialmente, mas quando está abaixo de 1, significa que está a diminuir.

“Estamos a acompanhar a situação com muito cuidado e não hesitaremos em tomar outras medidas, se for necessário”, afirmou o ministro da Saúde, Matt Hancock.

O Governo disse não descartar voltar a impor restrições económicas e sociais a nível local ou regional se existirem indícios de que a variante é resistente às vacinas, o que ainda não é claro.

Embora ainda não existam provas firmes para mostrar que esta variante tem maior impacto na gravidade da doença ou contorna a vacina, a velocidade com que o número de casos estão a aumentar está a preocupar o Governo.

Alguns autarcas de zonas afetadas apelaram a um reforço da vacinação e o alargamento aos jovens, já que até agora o programa só está aberto a maiores de 38 anos, mas o Ministério da Saúde ainda não autorizou.

“Estou furioso. Não consigo entender por que o JCVI ou o Ministério de Saúde estão a impedir os diretores locais de Saúde Pública de tomarem as medidas que sabem que vão travar o aumento da variante”, disse o diretor de Saúde Pública em Blackburn e Darwen, Dominic Harrison, à BBC.

O Comité Conjunto de Vacinação e Imunização [Joint Committee on Vaccination and Immunisation, JCVI] é o organismo que aconselha o Governo sobre a implementação do programa de vacinação, nomeadamente os grupos prioritários.

“Se tivermos um aumento da transmissão em grandes números, mesmo se não tivermos hospitalizações, será muito prejudicial para as escolas e locais de trabalho” porque as pessoas terão de ficar em isolamento, vincou Harrison.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights