Marcelo realiza hoje quarta visita oficial a Cabo Verde

17 de Maio 2021

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, realiza esta segunda-feira a sua quarta visita oficial a Cabo Verde, com encontros previstos com o homólogo cabo-verdiano, com o presidente da Assembleia Nacional e com o primeiro-ministro.

A visita do chefe de Estado português será de apenas cerca de quatro horas, limitada à cidade da Praia, contrariamente ao que chegou a estar previsto há cerca de um mês, devido à evolução da pandemia de Covid-19 no arquipélago, nomeadamente na capital cabo-verdiana, com recordes quase diários de novos casos da doença.

Marcelo Rebelo de Sousa é esperado no aeroporto internacional da Praia depois da 12:00 (14:00 em Lisboa) e segue para o Palácio Presidencial, onde vai manter uma reunião e almoço de trabalho com o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, com ambos os chefes de Estado a prestarem declarações aos jornalistas no local.

Durante a tarde estão previstos encontros de Marcelo Rebelo de Sousa com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, antes de seguir viagem, depois das 16:00 (18:00) para a Guiné-Bissau, onde estará em visita oficial.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde acontece depois de 24.000 doses de vacinas contra a Covid-19 doadas por Portugal terem chegado, na madrugada de sábado, à Praia, além do apoio médico que o INEM vai prestar em hospitais do arquipélago, para reforço da capacidade.

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse na sexta-feira que prevê abordar as relações na área da Saúde, nomeadamente a vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde, durante a receção ao homólogo português.

Numa nota divulgada pelo chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca disse que vai manter um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Presidencial, na cidade da Praia, seguido de um almoço de trabalho, prevendo ainda falar sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência rotativa Cabo Verde entrega a Angola em julho.

“Espero podermos dialogar sobre diferentes assuntos das relações entre Portugal e Cabo Verde (nomeadamente, no âmbito da Saúde, cooperação no contexto do combate à Covid-19, vacinação) mas também atinentes à CPLP, tendo em vista a próxima Cimeira de Chefes de Estado, em Luanda, e à situação política e outra nos nossos países”, anunciou o Presidente cabo-verdiano, que termina o seu segundo e último mandato em outubro próximo.

Esta será a quarta deslocação oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Cabo Verde, sem contar com escalas.

Durante o primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado ao país, em abril de 2017, participou na cimeira da CPLP, na ilha do Sal, em julho de 2018, e comemorou o 10 de Junho de 2019, com visitas às ilhas de Santiago e São Vicente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights