Justiça francesa confirma culpa da empresa de certificação no caso das próteses mamárias

20 de Maio 2021

O Tribunal de Recurso de Paris confirmou esta quinta-feira a responsabilidade da empresa de certificação alemã TÜV Rheinland no caso de próteses mamárias fraudulentas PIP, determinando que a entidade deve indemnizar várias centenas de vítimas.

Após uma década de processos e uma série de decisões contraditórias, este julgamento pode marcar uma viragem para a indemnização de dezenas de milhares de mulheres portadoras desses implantes.

O tribunal responsabilizou a empresa alemã e a sua subsidiária francesa “pelos incumprimentos e omissões ilícitas nas suas missões e obrigações na execução da fiscalização do sistema de qualidade” da PIP, de acordo com a decisão consultada pela agência noticiosa AFP.

No entanto, o tribunal restringiu essa responsabilidade ao período entre 01 de setembro de 2006 a 06 de abril de 2010, e das cerca de 2.500 mulheres que participaram do processo, várias centenas foram, portanto, declaradas inadmissíveis.

Esta é a primeira parte, conhecida como “TUV 1”, deste caso. Vários outros grupos de mulheres já entraram com ações judiciais.

“Estamos muito satisfeitos com este resultado que põe definitivamente fim às dúvidas sobre a responsabilidade da TUV”, reagiu em Olivier Aumaître, advogado de cerca de 20.000 vítimas.

“Após 10 anos de espera e combate feroz, a empresa de certificação alemã terá que indemnizar totalmente as vítimas”, continuou.

Por sua vez, a advogada da empresa TÜV Christelle Coslin referiu que “esta decisão está em contradição com a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia em fevereiro de 2017 e do Tribunal de Recurso de Versalhes em janeiro de 2021”. acrescentou, em comunicado de imprensa.

O escândalo PIP surgiu após uma inspeção pela Agência Francesa para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde em março de 2010.

Os implantes desta empresa, sediada no Sul de França, apresentavam uma taxa de rutura anormal e foram preenchidos, por uma questão de economia, com um gel não conforme, artesanal e barato, ao invés do gel de silicone necessário.

A TÜV realizou 13 inspeções nas instalações da PIP entre outubro de 1997 e janeiro de 2010, sem nunca constatar qualquer violação da regulamentação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights