DGS avisa para o cumprimento das medidas de prevenção na final da Taça

23 de Maio 2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou hoje ao cumprimento das medidas de prevenção da covid-19 por ocasião da final da Taça de Portugal de futebol, que se disputa logo à noite em Coimbra, entre Benfica e Sporting de Braga.

Numa nota publicada no ‘site’ oficial, a autoridade de saúde destacou que “à semelhança do jogo decisivo do campeonato nacional de futebol, recomenda-se aos adeptos que festejem em segurança, protegendo-se e protegendo quem os rodeia”.

Por isso, lembrou o cumprimento do distanciamento físico, o uso da máscara, que se evite ajuntamentos e defendeu que eventuais celebrações sejam feitas no âmbito do “grupo restrito”.

O encontro da semana passada entre o Sporting e o Boavista, da 32.ª jornada da I Liga, que deu aos leões o título de campeão, motivou igual apelo da DGS, mas ficou marcado pelos festejos de milhares de adeptos ‘leoninos’ em redor do Estádio José Alvalade e no centro de Lisboa, quase sempre sem distanciamento físico e muitos sem usar máscara de proteção.

Como forma de dissuadir a aproximação de pessoas à zona do Estádio Cidade de Coimbra, antes, durante e depois do jogo da final da Taça, a PSP anunciou a proibição total da circulação de pessoas e veículos em torno do recinto a partir das 16:00 deste domingo.

Duas horas depois, às 18:00, são igualmente fechadas as esplanadas nas zonas da Praça do Comércio e da Praça da República, na Baixa e na Alta da cidade, respetivamente. Os responsáveis da PSP recordaram que, no contexto da atual situação de calamidade, “não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública”.

O Benfica e o Sporting de Braga defrontam-se às 20:30, no Estádio Cidade de Coimbra, numa inédita final da 81.ª edição da Taça de Portugal em futebol, que será disputada à porta fechada, devido à pandemia da covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights