PM esloveno enfrenta hoje destituição a dois meses do país assumir presidência da UE

25 de Maio 2021

O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, enfrenta hoje um processo de destituição, a cerca de dois meses de a Eslovénia assumir, em 01 de julho, a presidência rotativa da União Europeia (UE).

Após duas moções de censura, o líder conservador esloveno, acusado de imitar as políticas e o estilo autoritário do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, enfrenta um processo de destituição que pode encurtar o seu terceiro mandato.

Admirador assumido do ex-Presidente norte-americano Donald Trump, o líder conservador, de 62 anos, terá, segundo a oposição deste país de dois milhões de habitantes, limitado os direitos dos seus cidadãos sob o pretexto da luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Os seus opositores acusam-no de pressionar o poder judicial e atacar os meios de comunicação social na rede social Twitter, o que lhe rendeu a alcunha de “Marechal Twitto”, em referência ao ex-Presidente Josep Tito, da antiga Jugoslávia, da qual a Eslovénia fazia parte.

O resultado da votação de destituição permanece incerto: 38 dos 90 membros eleitos do Parlamento apoiam o Governo, dependendo de parlamentares independentes para evitar a saída do primeiro-ministro.

Quase todas as sextas-feiras milhares de pessoas têm-se manifestado no centro da capital, Ljubljana, para expressar o seu “imenso descontentamento”, repetindo a frase “Parem o ditador”, que segundo diversas sondagens apenas reúne 30% de opiniões favoráveis.

O líder esloveno tem ignorado as advertências da Comissão Europeia, que incluiu avisos ao país no seu relatório sobre o estado de Direito, publicado em setembro de 2020 e, recentemente, instou-o a preservar “a pluralidade dos meios de comunicação”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights