Quase dois milhões de testes realizados em Macau em 2020

25 de Maio 2021

Macau realizou quase dois milhões de testes de ácido nucleico nos hospitais e nos estabelecimentos de cuidados de saúde primários em 2020, foi esta terça-feira anunciado.

No total, em Macau, com uma população de cerca de 682.500 habitantes, “foram fornecidos 1.909.000 serviços de teste de ácido nucleico”, divulgaram os Serviços de Estatística e Censos, em comunicado.

As autoridades indicaram também que no ano passado havia no território “1.789 médicos (-1,1%, face a 2019) e 2.568 enfermeiros (+3,1%), ou seja “2,6 médicos por 1.000 habitantes e 3,8 enfermeiros por 1.000 habitantes”.

Nos quatro hospitais de Macau existiam 1.715 camas de internamento.

“Foram atendidos 1.742.000 indivíduos nas consultas externas dos hospitais, menos 150.000 (-7,9%), em relação a 2019, principalmente devido às reduções de 82.000 consultas de medicina interna (-26,4%) e de 65.000 consultas de pediatria/neonatologia (-46,7%)”, lê-se na mesma nota.

Macau, um dos territórios com maior densidade populacional do mundo, impôs fortes restrições fronteiriças (só tem fronteira terrestre com a China continental) para conter a propagação da Covid-19.

Desde que diagnosticou o primeiro caso de Covid-19, no final de janeiro de 2020, contabilizou até agora 51 casos, não tendo registado nenhuma morte devido à doença.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.465.398 mortos no mundo, resultantes de mais de 166,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights