O que mudou na Imunoalergologia com a Covid-19

26 de Maio 2021

No 2.º Congresso Nacional de Imunoalergologia do Grupo Luz Saúde, que decorreu na passada sexta-feira, dia 21, a Dr.ª Cíntia Cruz e a Dr.ª Sofia Campina Costa falaram das adaptações da prática clínica à realidade da Covid-19.

A Dr.ª Cíntia Cruz – especialista de Imunoalergologia e assistente hospitalar do serviço de Imunoalergologia do Hospital da Luz Lisboa – e a Dr.ª Sofia Campina Costa – assistente hospitalar graduada de Imunoalergologia, diretora do serviço de Imunoalergologia do Hospital Egas Moniz e especialista de Imunoalergologia no Hospital da Luz de Oeiras e no Hospital da Luz Torres de Lisboa – falaram, na sexta-feira à tarde, do tema que marca a atualidade há mais de um ano – a Covid-19.

A pandemia de Covid-19 desafiou toda a prática médica e, portanto, a Dr.ª Cíntia Cruz e a Dr.ª Sofia Campina Costa sentiram o seu impacto na Imunoalergologia.

Segundo a Dr.ª Cíntia Cruz, “a prática médica em si pode efetivamente beneficiar de um período de rápida evolução, à medida que tentamos responder a esta emergência internacional com novas ideias”.

Quanto aos protocolos de abordagem da crise de asma em contexto de pandemia, Cíntia Cruz alerta que estes não são rígidos, devendo ser adaptados ao contexto local.

“E no que toca ao plano de ação de anafilaxia, a decisão de implementar a abordagem ‘watch-and-wait’ deve depender da avaliação individual do doente pelo seu médico e da compreensão dos desejos e capacidades do próprio doente e/ou da sua família”, concluiu.

Depois, a Dr.ª Sofia Campina Costa falou da sua experiência: “investimos numa teleconsulta, até investimos em consultas virtuais; mudámos os sistemas de imunoterapia, mantendo as doses de manutenção, mas evitando inícios durante a fase pior da pandemia”. “No meu serviço, fizemos protocolos personalizados para o doente e com as várias instituições, para que fosse possível não abandonarem determinadas imunoterapias”, referiu.

Para além disso, Sofia Campina Costa destacou as seguintes preocupações: “reduzir ao máximo os testes de diagnóstico alergológico; abolir as provas de função respiratória na fase de maior transmissão; manter provas de provocação em casos emergentes, nomeadamente até dessensibilizações; manter a terapêutica biológica em curso, caso a caso, e a terapêutica com imunoglobulina”.

A diretora do serviço de Imunoalergologia do Hospital Egas Moniz sublinhou também a importância da telemedicina – “arma importante em termos de gestão de recursos de saúde” e “gestão de vida do doente”.

Foi um grande desafio, confessou, mas esta nova relação médico-doente, que cresceu virtualmente, “deu muita segurança e funcionou como um reforço positivo na sua compliance à terapêutica”.

“Portanto, a telemedicina é uma alteração com a pandemia que veio para ficar e para tornar a medicina até mais próxima do doente e mais eficaz”, considera Sofia Campina Costa.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights