Centro Anti-Discriminação propõe que diploma pelo direito ao esquecimento abranga VIH

27 de Maio 2021

O Centro Anti-Discriminação (CAD) apresentou uma proposta para que o projeto-lei do PS pelo “direito ao esquecimento” abranja também pessoas com VIH para que possam aceder a um crédito bancário ou um seguro de saúde sem serem discriminadas.

Na sequência da aprovação na generalidade no parlamento do diploma do PS no passado dia 14 de maio, o CAD, um projeto conjunto da associação Ser+ e do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, apresentou uma proposta com vista ao alargamento do projeto de lei a outras doenças crónicas, disse hoje à agência Lusa Rita Canaveira, responsável pelo apoio jurídico do CAD.

“Da maneira como o projeto foi elaborado pelo PS centra-se exclusivamente, pelo menos foi essa a interpretação que fizemos, em doenças que já estejam superadas”, disse Rita Canaveira, considerando que é uma lei “pensada para o caso do cancro”.

Mas, para o CAD, esta é uma “oportunidade de ouro” de poder alargar o projeto a outras doenças, neste caso concreto ao VIH.

“O que nós queremos é uma formulação mais genérica da lei que possa englobar não apenas doenças que estão efetivamente curadas e superadas, mas ainda outras doenças em que a medicação que existe hoje em dia, e no caso concreto do VIH a medicação antirretroviral, tem efeitos muito positivos na qualidade de vida das pessoas”, explicou.

Segundo Rita Canaveira, o que o CAD pretende é que estas doenças sejam equiparadas às que já se encontram “no estatuto de ultrapassadas”.

Para isso, o CAD propõe “um acrescento” no objeto da legislação que diz que “a presente lei tem por objeto consagrar o direito ao esquecimento a pessoas que tenham superado situações de risco agravado de saúde”.

A proposta é que se acrescente a frase no objeto da lei: “bem como a pessoas cuja terapêutica seja comprovadamente capaz de limitar significativa e duradouramente os efeitos das suas doenças, melhorando o seu acesso ao crédito e a contratos de seguro”.

De acordo com Rita Canaveira, o projeto de lei faz um aditamento a uma lei que já existe (lei 46/2006) que proíbe práticas discriminatórias, conferindo o acesso ao crédito e aos seguros.

Contudo, todos os dias chegam ao Centro Anti-Discriminação queixas de pessoas com VIH a relatar que lhe recusaram um crédito ou que tiveram muita dificuldade no seu acesso.

A partir do momento em que as seguradoras sabem que a pessoa que vai fazer um seguro é VIH positiva o agravamento dos prémios “é brutal”, contou.

“Há casos em que chega quase a 200% o agravamento do prémio, ou seja, não é uma verdadeira recusa, mas torna tão difícil e agrava tanto a situação das pessoas que muitas delas acabam por desistir”, disse, salientando que o direito à habitação é “absolutamente fundamental”.

“Deve haver muito poucas pessoas que possam comprar casa sem ter acesso a um crédito bancário e, portanto, nós acreditamos que isto é uma forma de discriminação”, frisou.

Além do PS, o CAD está a contactar outros partidos na tentativa de que a sua proposta seja aceite aquando da aprovação do projeto na especialidade e também está a fazer “alguma pressão” junto da Direção-Geral da Saúde.

“É fundamental pôr um chapéu maior na lei e abranger o maior número de doenças”, defendeu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights