China condena decisão de Biden de ordenar investigação à origem do vírus

27 de Maio 2021

A China criticou esta quinta-feira o Governo dos Estados Unidos, após o Presidente Joe Biden ter dado 90 dias aos serviços de informação do país para produzir um relatório sobre a origem da pandemia da Covid-19.

“Desta vez, os Estados Unidos estão a tentar usar os serviços de informação para conduzir uma alegada investigação, mas a história sombria dos serviços de informação norte-americanos é conhecida há muito pelo mundo”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian.

“A equipa de investigadores da OMS [Organização Mundial da Saúde] considerou extremamente improvável a teoria de que o vírus tenha escapado de um laboratório”, apontou, sublinhando que essa “é uma conclusão oficial, formal e científica”.

Os primeiros casos de Covid-19 foram identificados, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, antes de o vírus se espalhar pelo mundo, tornando-se uma pandemia e provocando a morte de cerca de 3,5 milhões de pessoas.

A teoria, descartada pela OMS, de que o vírus vazou de um laboratório na cidade chinesa, voltou a vigorar nas últimas semanas no debate norte-americano, após os serviços de inteligência terem revelado que três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan adoeceram, no outono de 2019, com sintomas semelhantes aos provocados pela Covid-19.

Joe Biden lembrou que o trabalho da inteligência norte-americana, que se focou em duas hipóteses – origem animal ou vazamento de laboratório – não permitiu até agora chegar a “uma conclusão definitiva”.

“Os Estados Unidos continuarão a trabalhar com os seus parceiros em todo o mundo para pressionar a China a participar de uma investigação internacional completa, transparente e baseada em evidências”, acrescentou o presidente norte-americano, lamentando a atitude de Pequim sobre o assunto.

A China foi rápida a condenar a iniciativa.

A embaixada chinesa nos Estados Unidos acrescentou que a decisão de Joe Biden constitui “manipulação política”.

“Algumas forças políticas ficaram obcecadas com a manipulação política e o jogo da culpa, ignorando a necessidade urgente do seu povo de combater a pandemia e a procura internacional por cooperação nesta frente, que causou a trágica perda de muitas vidas”, apontou a embaixada, em comunicado.

“A campanha de difamação e acusação está de volta e a teoria da conspiração sobre uma ‘fuga do laboratório’ está a ressurgir”, observou.

A informação de que três investigadores chineses do Instituto de Virologia de Wuhan adoeceram no outono de 2019 foi difundida esta semana pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, que citou um relatório entregue ao Departamento de Estado norte-americano pelos serviços de informações.

O documento ressalvou que os sintomas dos investigadores eram também consistentes com doenças sazonais comuns, segundo o jornal.

A China informou a OMS de que o primeiro paciente com sintomas semelhantes aos da Covid-19 foi detetado em Wuhan em 8 de dezembro de 2019.

No entanto, vários epidemiologistas e virologistas acreditam que o novo coronavírus começou a circular na cidade de Wuhan, no centro da China, em novembro de 2019.

O jornal observou que o Instituto de Virologia de Wuhan não partilhou dados brutos, registos de segurança e laboratoriais sobre o seu extenso trabalho com novos coronavírus detetados em morcegos, que muitos consideram a fonte mais provável do vírus.

O relatório dos serviços de informações dos Estados Unidos considerou mais plausível a teoria de que o vírus terá tido origem natural, a partir do contacto entre animais e seres humanos. No entanto, não excluiu a possibilidade de que a sua disseminação em Wuhan tenha sido resultado de uma fuga acidental do Instituto de Virologia de Wuhan.

A China tem negado repetidamente que o vírus tenha escapado de um dos seus laboratórios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights