Timor-Leste com mais uma morte, recuperados ultrapassam novas infeções

27 de Maio 2021

Timor-Leste registou esta quinta-feira mais uma morte de uma pessoa infetada com Covid-19, um homem de 59 anos, com o número de recuperados a ultrapassar o de novas infeções, anunciaram as autoridades.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que a nova vítima é um homem que durante a madrugada de hoje se deslocou ao Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), onde explicou que estava doente há pelo menos dois dias.

Com esta morte aumentou para 15 o total de óbitos de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

“O paciente tinha uma história clínica de uma operação aos rins. Os exames realizados levaram a um diagnóstico de peritonite e choque sético. Foi confirmado um teste positivo ao SARS-CoV-2 e transferido para o centro de isolamento de Vera Cruz”, explica, notando que o homem morreu ao final da manhã.

No que toca à evolução diária de casos, o CIGC registou nas últimas 24 horas mais 184 casos em Díli, 11 em Baucau, seis em Bobonaro, cinco em Covalima, três em Aileu, dois cada em Ainaro e Liquiçá e um cada em Ermera e Viqueque.

Fonte do CIGC disse à Lusa que entre os casos positivos detetados hoje há 27 seminaristas do Seminário Maior Interdiocesano de Fatumeta, de entre um total de 46 pessoas testadas naquele local.

Este é o segundo surto detetado num seminário depois de um surto de 14 casos positivos entre 21 testados no Seminário dos Canossianos na zona de Hera, município de Díli.

O número de recuperados foi de 225, pelo que o número de casos ativos caiu para 2.727, a primeira queda em várias semanas, e o total acumulado desde o início da pandemia subiu para 6.459.

O total de casos positivos detetados em Díli corresponde a 10,7% dos 1714 testes realizados na capital, enquanto os 31 registados fora da capital correspondem a 5,4% dos 574 testes realizados.

A taxa de incidência da doença está agora nos 48,8 casos por 100 mil habitantes em Díli e nos 14,5 por 100 mil a nível nacional.

O total de pessoas no centro de isolamento de Vera Cruz aumentou para 41, com quatro em estado grave, e o registo de um primeiro bebé, que nasceu no local, a testar positivo ao SARS-CoV-2.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.487.457 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights