Liga Portuguesa Contra o Cancro promove campanha “Não fumes, por ti, pela tua família” com David Fonseca

28 de Maio 2021

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na segunda-feira, dia 31, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover a campanha “Não fumes, por ti, pela tua família”.

O músico e compositor David Fonseca aceitou dar voz à personagem “Tomás”, um pai que se apercebe que tem de abdicar do tabaco para ser mais saudável e partilhar melhores momentos com a sua filha.

Através da técnica “stop motion”, o filme animado transmitirá informação relevante sobre o tabagismo, de uma forma descontraída e divertida, para criar impacto junto da população em geral e, em particular, dos mais jovens, com especial atenção para os pais.

“Nunca é demais alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar, sobretudo na população mais jovem, devido ao aparecimento de novos produtos do tabaco. Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico têm efeitos nefastos para a saúde. Para além de causarem dependência, destacamos que os malefícios dos compostos e componentes do tabaco convencional e dos novos produtos do tabaco, associados à problemática do fumo passivo, presente em tecidos e materiais em casa e no carro, prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”, afirmou a Dra. Mónica Martins, presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Estima-se que 1,2 milhões de mortes por ano no mundo são causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), que está diretamente ligada ao aparecimento de doenças, como o cancro, as doenças cardiovasculares e as doenças respiratórias.

O consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro e, em Portugal, representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.

O filme está disponível no Youtube e no site da LPCC.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio de Investigação Noémia Afonso recebe trabalhos até 31 de julho

O Prémio de Investigação Noémia Afonso, promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), anunciou a extensão do prazo de envio dos trabalhos até 31 de julho de 2024. A iniciativa tem como objetivo incentivar a cultura científica e fomentar a investigação clínica na área do cancro da mama.

Guadalupe Simões: Quantidade de atos “não se traduz em acompanhamento com a qualidade e segurança que qualquer pessoa deverá exigir”

Esta sexta-feira, Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, criticou a escolha do Governo de pagar pela quantidade de atos. “Quando o Governo diz que dá incentivos ou que dá suplementos financeiros se fizerem mais intervenções cirúrgicas, se tiverem mais doentes nas listas, se operarem mais doentes no âmbito dos programas do SIGIC, se, se, se, está sempre a falar de quantidade de atos, que não se traduz em acompanhamento das pessoas com a qualidade e segurança que qualquer pessoa deverá exigir”, explicou ao HealthNews.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights