Moçambique deve combater estigma do VIH/sida para sair da lista dos mais afetados

1 de Junho 2021

Moçambique é o quarto país do mundo com maior número de novas infeções por VIH/sida e só vai recuar se combater o estigma para facilitar o tratamento, defendeu o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

“Tal realidade remete-nos para um desafio contínuo e permanente de enveredarmos por uma ação mais interventiva”, visando “a redução do número de novas infeções”, referiu o governante, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Armindo Tiago falava na segunda-feira, em Maputo, durante o lançamento da segunda edição do Estudo de Estigma em Moçambique, que analisa os preconceitos relacionados com a doença e a forma como dificultam o tratamento.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde (MISAU), Moçambique regista uma média diária de 364 novas infeções por VIH/sida, colocando o país entre os mais afetados, logo depois da África do Sul, Nigéria e Rússia.

O receio de discriminação pelo resto da sociedade é um dos fatores que dificulta a retenção e adesão de pessoas infetadas aos cuidados e tratamento antirretroviral – um dos requisitos para fazer baixar o número de novas infeções.

A segunda edição do Estudo de Estigma em Moçambique “enquadra-se nos esforços do Governo para a implementação e adequação de estratégias com o objetivo de reduzir o estigma e discriminação”.

Há cerca de dois milhões de pessoas que vivem com VIH/sida em Moçambique e cerca de metade não tem acesso ao tratamento

“Este estudo é um forte exemplo do poder da parceria para avançar de forma decisiva os nossos esforços rumo à eliminação do estigma e discriminação que limita o acesso aos serviços de saúde especificamente o acesso ao tratamento antirretroviral”, explicou a diretora da agência ONUsida em Moçambique, Eva Kiwango.

O estudo vai decorrer até final do ano em seis províncias: Maputo, Gaza, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Sofala.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights