APED assinala 30 anos na história da dor em Portugal

5 de Junho 2021

A Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor (APED), cuja missão é promover o estudo, o ensino e a divulgação do mecanismo da dor nas suas múltiplas vertentes, os meios e os métodos de prevenção e tratamento da dor em Portugal, assinala 30 anos de atividade.

No âmbito do seu 30º aniversário, a APED e irá lançar diversas iniciativas nas áreas da formação e sensibilização, incluindo três filmes que assinalam este percurso de 30 anos e que serão divulgados nas redes sociais da APED a partir do dia 4 de junho. Os filmes, em estilo documentário, traçam uma retrospetiva da ação da APED e do seu impacto junto da sociedade e no panorama nacional, diretamente relacionados com a investigação, estudo, ensino e tratamento da dor em Portugal.

A Dra. Ana Pedro, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), afirma que “o trajeto da APED ao longo destas três décadas integra-se na evolução histórica da Dor em Portugal e no mundo”. E acrescenta, ainda, “pretende-se que este olhar sobre o percurso da APED amplifique e recentre a importância que a investigação, estudo, ensino e tratamento da Dor têm no equilíbrio económico, social e humano da nossa sociedade”.

A APED foi fundada em 1991 e o seu desenvolvimento a muito se deve ao trabalho do seu percursor, o neurocirurgião Dr. Nestor Rodrigues, cuja visão permitiu reunir um conjunto de profissionais de saúde que, juntos, levaram à concretização de marcos tão importantes quanto a elaboração do Plano Nacional de Luta Contra a Dor, o 1º da Europa, o Dia Nacional de Luta Contra a Dor e a equiparação da dor ao 5º sinal vital, permitindo à dor assumir-se, pela primeira vez como “entidade própria”.

Os filmes poderão ser vistos no FacebookInstagram, Linkedin e YouTube da APED.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights