Consequências das alterações climáticas para a saúde animal e humana

5 de Junho 2021

Devido à atual globalização, a passagem de doenças entre animais e humanos tornou-se cada vez mais simples, como é o caso da COVID-19, uma doença com origem animal que rapidamente se propagou pelos humanos de todo o mundo. Felizmente, há cada vez mais a consciência de que as pessoas, animais e o meio ambiente partilham "Uma Só Saúde".

O alerta vem da associação portuguesa da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários (APIFVET) no dia mundial do ambiente, que se assinala hoje.

As alterações climáticas e o consequente aumento da temperatura têm impactos significativos no nosso planeta. Exemplo disso é o aparecimento de novas doenças, que podem não só ficar confinadas na população animal, como se podem rapidamente propagar pela população humana (zoonoses). Segundo Jorge Moreira da Silva, Presidente da APIF VET, “Estas novas doenças irão, por um lado, aumentar a morbilidade e a mortalidade animal, tendo um impacto negativo no acesso à proteína animal por parte das populações humanas, desequilibrando a sua dieta. Por outro lado, estas doenças implicam novos tratamentos e podem levar ao aumento de consumo de medicamentos veterinários, como os antibióticos que, devido ao seu uso continuado ou desadequado, contribuem para a emergência e disseminação de bactérias resistentes, mesmo nos humanos”.

A única maneira de evitar que o ambiente tenha influência na saúde animal é apostar na prevenção, tanto através de vacinas, como da desparasitação regular (interna e externa) de todos os animais, de modo a estarem aptos a responder a qualquer nova “agressão ambiental”. No caso dos animais de produção, é igualmente importante que as explorações tenham planos de monitorização de temperaturas e planos de biossegurança.

A transição para um futuro mais sustentável requer, então, uma integração de políticas que conectem o ambiente, a economia e a sociedade. Neste Dia Mundial do Ambiente, a APIFVET relembra que é fundamental proteger não só a saúde animal, como humana e ambiental.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights