Presidente da Argentina anuncia que o país vai produzir vacina russa Sputnik V

5 de Junho 2021

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou sexta-feira o início da produção da vacina russa contra a covid-19 no país, a Sputnik V, durante uma conferência virtual com o seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin.

“No domingo parte de Moscovo um avião para trazer o princípio ativo [da vacina] para que a produção possa começar imediatamente na Argentina”, disse Fernández.

A Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar a vacina russa contra a covid-19, em dezembro.

A Sputnik V foi aprovada em mais de 65 países, mas ainda não obteve e ‘luz verde’ dos Estados Unidos e da União Europeia.

“Estamos muito felizes com os resultados obtidos com esta vacina, porque salvou a vida de milhões de argentinos”, acrescentou o presidente de centro-esquerda.

O laboratório argentino Richmond será o responsável pelo acondicionamento da vacina e tem uma capacidade inicial de produção de um milhão de doses por mês, que espera aumentar para cinco milhões no prazo de um ano.

Outro laboratório argentino é também responsável pela produção do princípio ativo da vacina da AstraZeneca, que será embalada no México, mas o processo sofreu vários contratempos que atrasaram a produção.

A Argentina administrou 10,4 milhões de doses de diferentes vacinas, incluindo a Sputnik V, mas também dos laboratórios da AstraZeneca e da Sinopharm.

O país, de 35 milhões de habitantes, tem 3,8 milhões de casos confirmados de covid-19 e perto de 80 mil mortos provocados pela doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This