Dr. Manuel de Carvalho Rodrigues: Hipertensão pode provocar fibrilhação auricular

06/23/2021
Manuel de Carvalho Rodrigues Cardiologista do Hospital Pêro da Covilhã

“Valores de hipertensão persistentemente elevados podem provocar um quadro de insuficiência cardíaca e fibrilhação auricular”, alerta Manuel de Carvalho Rodrigues, cardiologista do Hospital Pêro da Covilhã. “Se a hipertensão, por definição, tem de ser muito bem controlada, neste doentes por maioria de razão”.

A idade é outro fator de risco importante. De acordo com o especialista, “o número de doentes portugueses com fibrilhação auricular ronda os 2% mas, nos grupos etários acima dos 65 anos, os valores sobem para 10%”.

A fibrilhação auricular está associada a um risco quatro a cinco vezes superior de AVC isquémico cardioembólico. “A fibrilhação auricular é altamente embólica porque resulta de uma desorganização completa, em termos mecânicos, da estrutura do coração, que faz com que o sangue circule  em turbilhões”.

Este bombear de fluxos muito heterogéneos e com muita turbulência, “propicia a criação de trombos e êmbolos que, disparados à distância, provocam enfartes e, principalmente, acidentes vasculares cerebrais (AVC)”, prossegue o cardiologista. “Sabendo nós que a hipertensão arterial é, talvez, o fator de maior risco para o AVC, veja-se o risco que corre o doente hipertenso e em fibrilhação auricular, se ambas as patologias não estiverem controladas!”.

Esta associação entre hipertensão e fibrilhação auricular é “muito relevante em termos cardiovasculares” porque “estamos perante fatores de risco “cujo total não é igual ao somatório de cada uma das parcelas isoladamente”.

“Sendo ambas as patologias sinérgicas no risco, não têm terapêutica sinérgica”. Assim, “precisamos de tratar a fibrilhação auricular independentemente do doente apresentar ou não hipertensão arterial, e precisamos de tratar a hipertensão arterial tenha o doente, ou não, fibrilhação auricular”.

Para o diagnóstico da fibrilhação auricular “basta um eletrocardiograma simples”. Quanto ao tratamento, os anticoagulantes orais “são 100% eficazes”.

Isso significa que “basta anticoagular os doentes com fibrilhação auricular, de forma eficaz e nas doses corretas, e manter a pressão arterial dentro dos valores recomendados, para o doente deixar de ter um risco acrescido de doenças cardioembólicas ou cardiocerebrovasculares embólicas”.

“Com uma ferramenta tão eficaz contra uma doença tão maligna, não há nenhuma razão para continuar a haver doentes que não fazem anticoagulação oral”, refere Manuel de Carvalho Rodrigues. “Estamos a falar de sangue muito mais fluido sujeito a uma pressão muito elevada. O risco de hemorragia é muito maior. Mas é também uma doença que se pode prevenir nas suas consequências, bastando para isso tratar e controlar de forma adequada”.

Entrevista de Adelaide Oliveira

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights