Índia registou hoje o número mais elevado de mortes num dia

10 de Junho 2021

A Índia registou hoje o número mais elevado de mortes diárias pelo novo coronavírus, com 6.148 óbitos, após uma revisão do número de vítimas no estado nortenho de Bihar.

Os contágios registaram uma ligeira subida, mas mantêm-se abaixo de 100.000 pelo terceiro dia consecutivo.

O número de mortes por covid-19 ascende já a 359.676, segundo o Ministério da Saúde, fazendo da Índia o terceiro país com maior número absoluto de mortes pela pandemia, só atrás dos Estados Unidos e do Brasil.

Os mais de 6.100 mortos registados nas últimas 24 horas no país representam um grande aumento em relação aos números dos últimos dias em cerca de 2.100.

Cerca de 64% das mortes notificadas hoje registaram-se no estado nortenho de Bihar, que na quarta-feira revelou os resultados da revisão dos dados do coronavírus por ordem do Tribunal Superior de Patna, a capital regional.

O secretário adjunto da Saúde do estado, Pratyaya Amrit, afirmou que estas mortes aconteceram sobretudo em hospitais privados ou em situações de pessoas em isolamento nas suas próprias casas, que “não haviam sido contabilizadas até agora”, segundo declarações publicadas no diário local Hindustan Times.

Muitos peritos tinham advertido que o número de mortes reportado pelas autoridades não correspondia à realidade e que os dados reais poderiam ser várias vezes superiores aos oficiais, uma situação denunciada durante o pico da violenta segunda onda, quando os crematórios ficaram saturados.

Relativamente ao número de casos, a Índia registou 94.052 infeções nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 29,1 milhões.

Este número significa um aumento de 2.000 casos relativamente ao dia anterior, ainda longe do pico de mais de 400.000 casos em maio, no contexto da segunda vaga do vírus na Índia, que provocou um colapso sanitário, com falta de camas de cuidados intensivos e de oxigénio médico.

A Índia, que com mais de 1.350 milhões de habitantes vê no programa de inoculação a principal solução para a crise do coronavírus, administrou nas últimas 24 horas 3,3 milhões de doses de vacinas, elevando o total para 224 milhões desde janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights