Estudo sobre a dengue na Indonésia eleva esperança de contenção do vírus

11 de Junho 2021

Os casos de dengue caíram drasticamente numa cidade da Indonésia depois de mosquitos portadores da bactéria Wolbachia terem sido introduzidos, de acordo com um estudo divulgado esta semana.

Após a introdução da bactéria Wolbachia numa população de mosquitos, os casos de dengue caíram 77%, mostram os resultados dessa experiência de três anos publicados no New England Journal of Medicine, que elevou a esperança da comunidade científica de conter a doença, que afeta mais de 50 milhões globalmente.

O número de infeções que requerem hospitalização também caiu 86% nas áreas da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java, onde o estudo foi realizado.

O estudo foi conduzido pelo programa de pesquisa World Mosquito Program (WMP) da universidade australiana Monash, no qual participou a universidade Gadjah Mada, da Indonésia.

“Este número de 77% é realmente fantástico para uma doença transmissível e estamos muito felizes com este resultado”, disse Adi Utarini, pesquisador de saúde pública da Universidade Gadjah Mada.

A experiência consistiu em introduzir a bactéria numa população de mosquitos em áreas específicas de Yogyakarta e então medir o impacto sobre a incidência de infeções em humanos com idade entre 3 e 45 anos.

Desde o teste, o método da bactéria Wolbachia foi implementado em toda a cidade de Yogyakarta e a introdução desses mosquitos foi estendida às áreas circunvizinhas, ou seja, 2,5 milhões de habitantes.

A bactéria evita que o vírus se espalhe pelos mosquitos transmissores da dengue, os mosquitos Aedes aegypti, e infete humanos ao picá-los.

O resultado é semelhante ao obtido em testes anteriores realizados em outros países com a bactéria Wolbachia, encontrada em moscas das frutas e outros insetos.

Os cientistas esperam que o método venha a ser uma arma decisiva na batalha global contra uma doença potencialmente fatal.

Os sintomas da dengue são dores musculares, febre e náuseas. Mas, em casos graves, a dengue pode causar sangramento.

“Este é o resultado que esperávamos há muito tempo. Temos provas de que o nosso método Wolbachia é confiável, durável e reduz consideravelmente os casos de dengue”, disse Scott O’Neill, diretor do Programa Mundial do Mosquito, citado no estudo.

A dengue é a doença transmitida por mosquitos de propagação mais rápida, com mais de 50 milhões de casos por ano em todo o mundo.

Estudos também demonstraram que esse método é eficaz na prevenção da transmissão do vírus zika, da chikungunya, febre-amarela e outras doenças transmitidas por mosquitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights