gileadcovid19.pt: portal de informação com uma biblioteca virtual que “filtra” a evidência científica mais relevante sobre a Covid-19

11 de Junho 2021

A Gilead Sciences acaba de lançar o gileadcovid19.pt pretende prestar informações relativas à Covid-19 disponibilizando num só local informação sobre sintomas, diagnóstico e tratamento, prevenção e comportamentos de risco

A Gilead Sciences, multinacional biofarmacêutica focada na investigação e desenvolvimento de medicamentos antivirais, acaba de anunciar o lançamento do site gileadcovid19.pt, um projeto de promoção de literacia sobre o SARS-CoV-2, dirigido ao público em geral, em canal aberto, e aos profissionais de saúde, em área reservada. De acordo com os responsáveis da Gilead, o gileadcovid19.pt pretende prestar informações relativas à Covid-19 disponibilizando num só local informação sobre sintomas, diagnóstico e tratamento, prevenção e comportamentos de risco

 

A ideia começou a tomar forma em outubro de 2020, recorda o Professor Dr. Francisco Antunes, um nome incontornável da infeciologia portuguesa, que será algo próximo da figura de “curador” e responsável científico do projeto. Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o especialista, e também Alexandra Santos, farmacêutica, pertencente ao Departamento médico da Gilead para a área da COVID-19 e responsável do projeto, recordaram a génese da ideia e a sua materialização bem como os objetivos que se pretendem alcançar.

“Foi-me feito, em outubro de 2020, o convite para participar como consultor deste website. De acordo com o proposto então, neste espaço virtual estaria incluída uma biblioteca sobre os artigos científicos mais relevantes relacionados com a Covid-19 (acompanhados com um resumo em português), desde a epidemiologia às características da doença na criança”, recorda Francisco Antunes, para logo acrescentar: “A informação na biblioteca virtual é atualizada de forma permanente, a par dos artigos de opinião, das referências a propósito de reuniões científicas nacionais e internacionais e de guidelines sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de SARS-CoV-2, disponibilizados, também no site”.

Alexandra Santos, da Gilead Sciences, salienta que o gileadcovid19.pt não pretende nem configura uma alternativa à informação disponibilizada pelas autoridades de saúde: “O site pretende ser um complemento daquilo que já existe. Muito do conteúdo que é disponibilizado para o público em geral é feito com base em fontes oficiais, nomeadamente em informações da Direção-Geral da Saúde e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças”, sublinha.

Alexandra Santos explicou ao nosso jornal a estratégia de resposta da Gilead Sciences ao novo vírus: “A abordagem da Gilead em resposta a esta pandemia assentou em pilares relacionados com o acesso a tratamentos, a investigação e colaboração com a academia e as autoridades (no sentido de irmos evoluindo e explorando as abordagens terapêuticas possíveis), mas também numa perspetiva de educação médica e de apoio à comunidade, e este projeto surge assente nestes dois pilares”, explicou.

“Mas porque agora, num momento em que embora ainda não totalmente controlada, a pandemia dá sinais de abrandar, quisemos saber”. Alexandra Santos explica: “Desde o início da pandemia a Gilead sempre forneceu informação, de uma forma individual, aos profissionais que a procuraram. No entanto, a informação sobre a Covid-19 foi mudando muito rapidamente e agora já está mais consolidada. Atualmente, já conseguimos ter um repositório, nomeadamente com o desenvolvimento da biblioteca disponibilizada no site gileadcovid19.pt. Fomos sempre adicionando, com a ajuda do Prof. Francisco Antunes, novos artigos e atualizando as guidelines. Portanto, agora que já passou um ano e meio desde o início da pandemia, a informação está mais consolidada e mais robusta”.

A área destinada ao público irá ser lançada ainda esta semana, revela Alexandra Santos. “Irá ter uma zona dedicada à Covid-19 que agrega informação de várias fontes, nomeadamente a DGS. A secção do público em geral irá ter também um espaço para perguntas frequentes e uma zona com alguns links úteis” esclarece.

Sobre a forma como a informação irá estar disponibilizada a responsável do projeto refere que “a secção estará organizada em capítulos, dentro da Covid-19, que passará por perguntas simples como ‘O que é o novo SARS-CoV-2?’, ‘Quais são os sintomas?’, ‘Como se transmite a Covid-19?’. Neste espaço será também disponibilizada informação sobre os diferentes tipos de testes e programa de vacinação (remetendo sempre para a Direção-Geral da Saúde)”.

“A Covid-19 é uma doença nova que teve um forte impacto na mortalidade e morbilidade a nível global. Tal condicionou uma viragem substancial nos planos de investigação na área dos novos medicamentos e das novas estratégias terapêuticas, em relação a quase todas as outras doenças. A investigação passou a estar muito focada na pandemia, levando à publicação de centenas de artigos por mês sobre SARS-CoV-2 e COVID-19. No entanto, é preciso referir que apenas uma pequena percentagem destes artigos tem interesse científico relevante, pelo que é necessário validar toda esta informação” começa por referir Francisco Antunes, que revela: “Diariamente tenho acesso a cerca de uma centena de referências bibliográficas, sendo que apenas selecciono cerca de 5-10%, isto é aquelas que têm interesse relevante, do ponto de vista científico”. Para o especialista “o repositório bibliográfico da Gilead fornece informação selecionada sobre os progressos no conhecimento sobre a pandemia (“por exemplo, atualmente, mais focada na evolução da pandemia a nível global e no País, na long COVID -19 _ ou COVID-19 crónica ou prolongada _ , nas variantes de preocupação de SARS-CoV-2 e no seu impacto no diagnóstico e no efeito vacinogénico, nas vacinas e nos seus efeitos adversos, de entre outros)”. Garante, ainda “Neste momento, estão disponíveis mais de duas centenas de referências sobre todos estes aspetos. No fundo, este repositório facilita a consulta à informação actualizada disponível”.

Em termos de organização da “biblioteca”, Francisco Antunes explica que a mesma está estruturada por temas dispondo de “um índice, onde se incluíram os tópicos de maior interesse relativamente a SARS-CoV-2 e à COVID-19, o qual, também, é sujeito a uma actualização periódica, à medida da evolução do conhecimento. Em cada um dos itens disponíveis são compilados os artigos mais relevantes, estando prevista uma actualização mensal, com a indicação de novo”. “É o compromisso que está assumido”, confidenciou o especialista.

“São também disponibilizados dados de vida real sobre a utilização de determinados fármacos. Vamos tendo essa evidência, algo que pode ser muito importante para quem consulta a secção dos tratamentos” acrescenta Alexandra Santos.
“De entre dos múltiplos tópicos com destaque no índice da Biblioteca, com especial interesse clínico, refira-se o das comorbilidades com impacto sobre o risco acrescido de aquisição de SARS-CoV-2 e sobre a gravidade da COVID-19, tais doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, infeção por VIH, de entre outras. Como foi referido, algumas delas estão em actualização”, concretiza.

O site gileadcovid19.pt, aponta Francisco Antunes funciona como um “filtro” do que é noticiado, separando “o trigo do joio”. “Aquilo que se verifica é que há uma permanente difusão de informações sobre COVID-19 nos meios de comunicação, alguma delas causando alarmismo, por vezes desnecessário, dado que logo de imediato desmentido , como tem sido, nos últimos tempos, o caso das variantes de SARS-CoV-2, dado que a informação não é confirmada”.

“Temos de filtrar muita informação, tendo sido estabelecido que só seriam divulgadas referências de artigos com validade científica. Tal é o que está disponibilizado na biblioteca virtual da Gilead”, conclui.

HN/MMM/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights