Bruxelas considera que ritmo de vacinação é razão para otimismo mas não para acomodação

15 de Junho 2021

O ritmo de vacinação na União Europeia (UE) é um “motivo de otimismo” no controlo da Covid-19, mas “não de complacência”, considerou esta terça-feira a comissária europeia da Saúde, vincando que “ainda não é altura de deitar as máscaras fora”.

Intervindo na última reunião de ministros da Saúde sob presidência portuguesa, que a ministra Marta Temido dirige no Luxemburgo, e a primeira realizada presencialmente desde março de 2020, a comissária europeia da tutela, Stella Kyriakides, congratulou-se com a “ação decisiva para impulsionar as campanhas de vacinação em massa em toda a UE, que estão a reduzir acentuadamente o número de casos e mortes” resultantes da pandemia.

“Estas são razões de otimismo, mas não de complacência”, avisou a responsável.

E numa altura em que a UE dispõe de um portefólio de até 4,4 mil milhões de doses de vacinas, incluindo a possibilidade de futuras entregas de vacinas adaptadas às variantes, a comissária europeia vincou que, tendo em conta as entregas previstas, o espaço comunitário está “a caminho de ter doses suficientes disponíveis para cobrir 70% da população adulta da europeia até ao final de julho”.

“Este é o objetivo para o qual estamos a trabalhar, mas mesmo quando atingirmos 70%, não será tempo de declarar vitória”, insistiu Stella Kyriakides, argumentando que “a ameaça de variantes existentes e novas, possivelmente mais transmissíveis e gradualmente mais resistentes às vacinas, continua a ser muito real e grave”.

“Contrariar isto é o nosso principal desafio futuro”, salientou a responsável.

A comissária europeia pediu, por isso, aos países que trabalhem em “estratégias de outono e inverno para evitar um aumento dos casos” nessa altura do ano, focando-se também em “acelerar a vacinação, aumentar a confiança na vacina e minimizar a propagação de variantes”.

“Vacinar, vacinar, vacinar deve ser o nosso mantra”, exortou.

Stella Kyriakides alertou que “ainda não é altura de deitar fora as máscaras, deixar os desinfetantes de mãos em casa ou deixar de cumprir o distanciamento social”, apontando que este tipo de medidas “continuarão a desempenhar um papel importante ainda durante algum tempo”.

“Temos de ser transparentes, claros e honestos a este respeito”, concluiu, reforçando que “não é tempo de relaxar porque [a UE] ainda não está fora de perigo”.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas anticovid-19 na UE: a Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech), Moderna, Vaxzevria (novo nome do fármaco da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

Além dos constantes atrasos na entrega das vacinas e em quantidades aquém das contratualizadas por parte da farmacêutica AstraZeneca, a campanha de vacinação da UE tem sido marcada por casos raros de efeitos secundários como coágulos sanguíneos após toma deste fármaco, relação confirmada pelo regulador europeu, como também aconteceu com a vacina da Johnson & Johnson.

A ferramenta ‘online’ do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE, que tem por base as notificações dos Estados-membros, revela que até ao momento uma média de 27,3% da população adulta da UE já foi inoculada com duas doses de vacina contra a Covid-19, enquanto cerca de 52,1% recebeu a primeira dose.

Em termos absolutos, isto equivale a 285 milhões de doses de vacinas administradas de 331 milhões de doses recebidas, dados estes que podem ainda estar a ser atualizados à medida que as notificações dos países chegam ao ECDC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights