Iniciativa ensina crianças a identificarem principais sintomas de AVC para salvar a vida dos avós

16 de Junho 2021

A campanha “Fast Heroes 112” tem como objetivo ensinar crianças, entre os cinco e nove anos, sobre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ajudando a salvar as vidas dos seus familiares, em especial os avós. Mais de cinquenta escolas já se juntaram à iniciativa.

Tendo em conta as pessoas com mais de 70 anos são o grupo etário mais afetado pelo AVC o “Fast Heroes 112” desafia os mais novos a cumprir a missão de salvar a vida dos avós em caso de suspeita. De acordo com o médico neurologista, José Castro Lopes, “com chegada atempada ao hospital, é possível evitar consequências mais graves”.

O Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC alerta que nem todos os doentes “abem identificar os sintomas de um AVC ou não os consideram suficientemente graves para chamarem uma ambulância, sendo que a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos dura apenas algumas horas”.

Neste sentido, a iniciativa pretende que as  crianças adquiram as competências necessárias para salvar a vida dos familiares, enquanto desenvolvem a importância da empatia e do amor e se divertem.  Para o fazer, a iniciativa foca-se em três super-heróis aposentados que têm um superpoder que ajuda a recordar os sintomas mais comuns do AVC, os 3 F’s: Francisco (Face), Fernando (Força), Fátima (Fala). Além destes, Tomás (Tempo) ensina a acionar de imediato o 112 aquando dos primeiros sintomas.

Além da educação dos seus avós para este problema, pretende-se que os outros membros da família, especialmente os pais, também aprendam mais sobre o AVC, uma vez que estarão também expostos à campanha através dos materiais e das histórias que as crianças trazem da escola. Este é um alvo secundário importante, uma vez que 90% das pessoas que sofrem um AVC pedem primeiro conselhos a outras pessoas, maioritariamente a familiares. “Todos sabemos que as crianças gostam de aprender e ensinar quem as rodeia. Com as atividades que propomos, o objetivo passa por aproveitar esse mesmo entusiamo para salvaguardar a vida de todos”, acrescenta Jan Van Der Merwe.

Desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, a iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e da Organização Mundial do AVC (WSO).

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights