Brasil volta a aproximar-se de três mil mortes e de 100 mil casos em 24 horas

17 de Junho 2021

O Brasil voltou esta quarta-feira a aproximar-se do registo de três mil mortes diárias devido à Covid-19 (2.997), o maior número de óbitos desde 29 de abril, e somou 95.367 infeções nas últimas 24 horas.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro, e colocam o dia de ontem como o terceiro com mais diagnósticos de Covid-19 desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em fevereiro de 2020.

O número de novos casos  registados superam apenas os de 25 de março último, quando o país contabilizou 100.158 diagnósticos positivos e o dia 02 deste mês, momento em que o Brasil chegou a 95.601 infeções em 24 horas.

Contudo, o acumulado contém também os dados de terça-feira de Rio Grande do Sul, um dos cinco Estados brasileiros mais afetados pela doença, que no dia anterior não conseguiu comunicar atempadamente os seus números devido a problemas técnicos.

No total, o número de mortes no país ascende a 493.693 e os casos de infeção a 17.628.588.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença no Brasil é hoje 235 mortes e 8.389 casos por 100 mil habitantes.

Já a taxa de letalidade está fixada em 2,8% há várias semanas consecutivas, num momentos em que os números parecem confirmar a tese de especialistas em saúde, que há semanas anunciam a chegada de uma terceira vaga da pandemia ao país.

São Paulo continua a ser o foco da pandemia na nação sul-americana, concentrando 3.509.967 casos de infeção e 119.905 vítimas mortais devido ao SARS-CoV-2.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais casos de Covid-19 no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos da América, e o terceiro com mais mortes, depois dos norte-americanos e da Índia.

Nas últimas 24 horas, o Brasil foi ainda o país com maior número de óbitos e de diagnósticos de Covid-19 em todo o mundo, de acordo com o painel Worldometer.

O país sul-americano, com seus 212 milhões de habitantes, tem conseguido acelerar o ritmo da imunização contra a Covid-19 nos últimos dias, sendo que mais de 80 milhões de doses já foram aplicadas em solo brasileiro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 57,6 milhões de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose de algum dos antídotos utilizados no país, mas apenas cerca de 23,8 milhões de cidadãos receberam a dosagem completa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, órgão regulador do Brasil) anunciou ontem que aprovou a importação, em caráter excecional, de 592 mil doses da vacina russa Sputnik V pelos Estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

A autorização foi concedida com as mesmas restrições que se aplicaram a outros Estados do país que também receberam, no início do mês, permissão de importação excecional.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.824.885 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Inaugurado novo centro de saúde da Chamusca

O novo Centro de Saúde da Chamusca, no distrito de Santarém, um investimento de 2 milhões de euros (ME), foi esta terça-feira inaugurado para dar melhores condições a oito mil utentes e aos profissionais de saúde.

SRCOM acolhe o lançamento do livro de Rui Alves

No próximo dia 3 de abril, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe o lançamento do livro “Aprendendo a ensinar os adultos  – um conto sobre a saúde dos rins e do coração”, da autoria do Professor de Nefrologia e Patologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Rui Alves.

UE e Portugal instalam primeiro centro de telemedicina na Guiné-Bissau

 O primeiro centro de telemedicina foi esta terça-feira inaugurado na Guiné-Bissau, com os apoios da União Europeia e cooperação portuguesa, para, numa primeira fase, atender à distância pacientes nas áreas de neonatologia, pediatria, maternidade e ecografia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights