Macau alarga vacinação a maiores de 12 anos

17 de Junho 2021

Macau vai alargar a partir de sexta-feira a vacinação contra a Covid-19 a maiores de 12 anos, unicamente com a vacina da Pfizer/BioNTech, baseada no RNA mensageiro (mRNA), anunciaram esta quinta-feira as autoridades de saúde.

“Vamos estender a vacina mRNA a pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, a partir de amanhã”, disse o médico Tai Wai Hou, coordenador do plano de vacinação, durante a conferência diária sobre a situação da pandemia no território.

O responsável informou ainda que haverá 800 vagas por dia para esta faixa etária.

Os cerca de 683 mil residentes em Macau podem escolher entre a vacina da Sinopharm, desenvolvida na China, e a produzida pelas farmacêuticas norte-americana Pfizer e a alemã BioNtech, com a vacina chinesa a liderar as preferências da população.

Segundo os Serviços de Saúde, “a proporção atual de marcações diárias para as vacinas da Sinophram e de mRNA [BioNtech/Pfizer] é de cerca de 85 para 15”.

Apesar de a população poder escolher que vacina tomar, com um prático sistema de marcação ‘online’ e vários horários à disposição, a vacinação está ainda muito aquém do que é necessário para atingir a imunidade coletiva (mais de 80% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde).

Desde o início da campanha de vacinação, em 09 de fevereiro, foram vacinadas 191.961 pessoas, tendo 108.925 tomado a primeira dose e apenas 83.036 as duas, segundo dados divulgados hoje.

As autoridades de saúde têm multiplicado os apelos à população para que se vacine contra a doença.

Na quarta-feira, as autoridades anunciaram também a abertura de um novo posto de vacinação “de grande dimensão” no Centro Desportivo Mong-Há, em cooperação com o Hospital Kiang Wu, onde será administrada a vacina da farmacêutica chinesa Sinophram.

O espaço, com capacidade inicialmente para 1.000 vagas por dia, deverá começar a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de junho.

Os restantes locais de vacinação também vão aumentar o número de vagas, prevendo os Serviços de Saúde que os 15 postos atualmente em funcionamento passem a ter uma capacidade diária para 8.200 pessoas, que deverão subir para um total de 10.000 “após a entrada em funcionamento do Centro Desportivo Mong-Há”.

Macau identificou apenas 52 casos desde o início da pandemia e não registou qualquer morte por Covid-19 nem qualquer surto comunitário.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights