Reino Unido regista recorde de novos casos desde fevereiro

17 de Junho 2021

O Reino Unido registou 11.007 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde 13 de fevereiro, e 19 mortes, de acordo os últimos dados do Governo britânico.

Na quarta-feira tinham sido notificadas nove mortes e 9.055 casos, este valor também um máximo dos últimos meses.

Nos últimos sete dias, entre 11 de junho e hoje, a média diária foi de 11 mortes e 8.404 casos, o que corresponde a uma subida de 41,8% no número de mortes e de 33,7% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

A média diária de pessoas hospitalizadas foi de 179 nos sete dias entre 07 e 13 de junho, um aumento de 43% face aos sete dias anteriores.

Estudos de monitorização da universidade Imperial College London publicados hoje mostram que as taxas de contágio estão a aumentar sobretudo em grupos etários que ainda não estão vacinados.

A maioria dos casos foi encontrada em crianças de cinco a 12 anos e jovens de 18 a 24 anos, porém há sinais de que o crescimento dos casos pode estar a desacelerar graças à proteção dada pelas vacinas.

O plano do Governo de vacinar todos os adultos até 19 de julho “fará uma grande diferença e aumentará a quantidade total de imunidade da população”, acrescenta o professor Paul Elliot, que dirige o estudo.

Novos dados divulgados esta semana pelas autoridades de saúde britânicas indicam que as vacinas Pfizer (96%) e AstraZeneca (92%) são eficazes na proteção contra sintomas da variante Delta que levem à hospitalização após duas doses.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, anunciou hoje que todos os maiores de 18 anos serão elegíveis para obter uma vacina a partir de sexta-feira, sendo o objetivo que todos os adultos no Reino Unido tenham uma primeira dose até 19 de julho.

Desde dezembro foram inoculadas 42.216.654 pessoas com uma primeira dose de uma vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 80,1% da população adulta.

Além disso, 30.675.207 pessoas, ou seja, 58,2% da população adulta, já receberam também a segunda dose.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.835.238 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.057 pessoas dos 861.628 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

Internamentos sociais disparam 83% em dois anos e custam 95 milhões ao SNS

A taxa de internamentos considerados inapropriados – situações que poderiam ser tratadas em ambiente não hospitalar – cresceu quase 20% nos últimos dois anos. Os custos associados a estas permanências dispararam 83%, pressionando a sustentabilidade financeira do sistema de saúde e revelando falhas na articulação com a rede social

Quase 15% dos utentes continuam sem médico de família atribuído no SNS

Apesar de uma ligeira melhoria em 2024, 14,5% dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários continuam sem médico de família atribuído. As assimetrias regionais são gritantes, com Lisboa e Vale do Tejo a concentrar a maior fatia desta carência, levantando sérias questões sobre a equidade no acesso à saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights