Cabo Verde com mais 52 infetados e uma morte em 24 horas

18 de Junho 2021

Cabo Verde registou 52 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 31.910 o acumulado de casos da doença desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.037 amostras desde quinta-feira, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 5%.

No concelho da Praia, capital e principal foco da doença no país, registaram-se 13 novos infetados em 24 horas (em 238 amostras, taxa de positividade de 5,5%), contando agora com 287 casos ativos.

Desde 31 de março que Cabo Verde estava a registar valores máximos de novos infetados consecutivos, quase todos os dias acima de 200, tendo registado 417 casos, em 05 de maio, quando o máximo anterior a este período foi de 159, em 11 de outubro de 2020.

Esta tendência inverteu-se no último mês, com o número de novos casos diários em queda, até aos 32 registados na segunda-feira, o valor mais baixo desde 22 de março (26 casos).

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados, nas últimas 24 horas, casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (cinco), Tarrafal (um) e Santa Cruz (um).

Segundo os dados do Ministério da Saúde, na ilha de São Vicente, outro foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados mais quatro novos infetados (em 148 amostras), passando a 66 casos ativos.

Na ilha Brava, que nos últimos dias tem sido o novo foco da doença, registaram-se mais nove novos casos (em 22 amostras) em 24 horas, passando a um total de 76 casos ativos.

Foram também registados casos de covid-19 nas ilhas do Fogo (12), Santo Antão (três), São Nicolau (dois), Boa Vista (um) e Sal (um infetado e uma morte por complicações associadas à doença).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença em Cabo Verde 111 infetados e subiu para 281 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19, além de 10 por causas externas, desde o início da pandemia.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 31.910 casos do novo coronavírus desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 703 casos ativos de covid-19 e soma 30.907 considerados recuperados da doença, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.835.238 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights