México regista aumento das infeções e do número de mortos nas últimas 24 horas

20 de Junho 2021

O Governo mexicano contabilizou 192 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 231.151 óbitos e com um aumento das infeções, informou no sábado a Secretaria da Saúde (SSa) no seu relatório diário.

Foram ainda registados 3.964 novos contágios com o coronavírus SARS-CoV-2, que elevam para 2.475.705 os casos confirmados.

Após quatro meses consecutivos de recuo no número de casos, a SSa reconheceu que “no encerramento da semana epidemiológica 22 registou-se um incremento de 15% no número de casos calculados, em comparação com a semana anterior”.

Com estes números, o México é o quarto país do mundo com mais mortes, atrás dos Estados Unidos, Brasil e Índia, e o 15º em número de contágios confirmados, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

No entanto, o Governo reconheceu em finais de abril que as mortes associadas à covid-19 são na realidade pouco mais de 332.500, após uma análise dos registos de óbitos.

“Face ao aumento do número de casos a nível nacional, é indispensável manter as medidas básicas de prevenção”, indicou a Secretaria.

A ocupação média de camas nos hospitais é de 16% para internamento geral e 14% nas unidades de cuidados intensivos.

Já foram administradas 39,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19, com mais 435.176 no último dia.

A SSa indicou que 16.177.003 pessoas já receberam as duas doses necessárias para completar o processo de vacinação.

O programa de vacinação é de momento dirigido aos adultos maiores de 60 anos, adultos entre os 50 e os 59 anos, entre os 40 e os 49 anos, grávidas, pessoal médico e trabalhadores do setor da educação.

O país, com cerca de 120 milhões de habitantes, recebeu desde 23 de dezembro de 2020 mais de 49 milhões de doses de seis empresas farmacêuticas.

O México tem reservadas 34,4 milhões de doses da norte-americana Pfizer, 79,4 milhões da anglo-sueca AstraZeneca, 35 milhões da chinesa CanSino, 24 milhões da russa Sputnik V, 20 milhões da chinesa Sinovac e 51,4 milhões da plataforma Covax, criada pelas Nações Unidas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.853.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 177,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.062 pessoas dos 864.109 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights