Governo de Moçambique anuncia que foi detetada a variante Delta no centro do país

21 de Junho 2021

A variante Delta do novo coronavírus, com origem na Índia, foi detetada em Moçambique, na província de Tete, zona centro, anunciou esta segunda-feira o ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago.

“A situação na província de Tete é deveras preocupante e é nesta província também onde já detetámos o primeiro caso da variante Delta, que é mais transmissível, de acordo com as experiências dos outros países”, disse Armindo Tiago.

O governante falava hoje, em Maputo, durante a abertura da reunião nacional de reflexão sobre o Sistema de Informação de Saúde em Moçambique.

Armindo Tiago alertou para uma “tendência crescente de aumento de casos do novo coronavírus” no país, após uma desaceleração registada entre março e maio, reiterando apelos para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção contra a doença.

“A província de Tete caminha a passos largos para uma situação de transmissão grave e disseminada a nível da comunidade”, frisou o ministro da Saúde.

Em janeiro, as autoridades de Saúde anunciaram a circulação da variante sul-africana em Moçambique, que circula no país desde novembro de 2020.

Segundo um estudo publicado no dia 11 pela direção geral de Saúde de Inglaterra (‘Public Health England’, PHE) a variante Delta é 60% mais transmissível.

Moçambique tem um total acumulado de 848 mortes e 72.507 casos de Covid-19, dos quais 96% recuperados e 46 internados.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.862.364 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fecho de Urgência de Castro Verde preocupam autarcas

Os autarcas dos cinco concelhos servidos pelo Serviço de Urgência Básica de Castro Verde estão preocupados com os possíveis dias de fecho do equipamento por falta de médicos, enquanto a CDU convocou uma concentração de protesto para sábado.

PS critica corte significativo no orçamento para a ciência

O secretário-geral do PS considerou hoje que o “corte significativo” no orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é “um sinal muito negativo” num país “onde o Estado deve ser um parceiro do desenvolvimento económico português”.

Surto de língua azul já provocou prejuízos de 6 ME

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou hoje que o surto de língua azul se agravou, com prejuízos acima de seis milhões de euros e sem capacidade para recolher os animais mortos devido à doença.

MAIS LIDAS

Share This