Alunos da Universidade do Algarve alcançam segundo lugar em corrida de carros movidos a energia solar

23 de Junho 2021

Uma equipa de sete alunos da licenciatura de Engenharia Mecânica da Universidade do Algarve alcançou o segundo lugar na "VS-Solar Challenge - Corrida de Carros Movidos a Energia solar", que se realizou no domingo.

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra aconteceu na pista do campo do Real Sport Clube, em Massamá, e contou com a participação de 19 equipas.

O projeto VS-Solar Challenge pretende sensibilizar os participantes para a riqueza da energia solar, oferecendo-lhes a possibilidade de conhecerem instrumentos e técnicas que permitem atuar de forma crítica e pró-ativa no domínio deste tema, de modo a promover comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

Segundo Raul Lana Miguel, docente responsável pela coordenação do projeto, este tipo de iniciativas é muito importante porque oferece “a possibilidade de replicar situações da vida profissional dos futuros diplomados, ainda em contexto académico, e permite a divulgação de tecnologias sustentáveis junto dos estudantes de ciência e tecnologia e do público em geral”.

Esta prova foi constituída por cinco modalidades: a categoria livre, sem restrições, e a fórmula A, com quatro categorias, em função da tensão de funcionamento do veículo (60, 48, 36 e 24 volts). A equipa da UAlg concorreu na categoria da fórmula A, com 36 volts.

Sobre os resultados alcançados, Raul Lana Miguel referiu que foram “além das expetativas”, explicando: “foi a nossa primeira participação num evento que já vai na sexta edição e tivemos um prazo muito apertado para concretizar e testar o nosso projeto”.

No âmbito da unidade curricular de projeto, os alunos do 3.º ano Diogo Sequeira, Diogo Gonçalves, João Garcia, Gonçalo Ribeiro, Pedro Pinto de Andrade, Joel Duarte e Guilherme Cardoso integraram a equipa da UAlg.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights