Representante de empresários da Lagoa nos Açores pede alteração de horários para restaurantes

23 de Junho 2021

O presidente do Núcleo de Empresários da Lagoa (NELAG) apelou esta quarta-feira ao Governo dos Açores para que altere as medidas de contenção da Covid-19, alegando que metade dos concelhos de São Miguel poderá ter de encerrar os restaurantes às 20:00.

“Não é um bom cartão de visitas não ter restauração num destino que se diz seguro, para ter um jantar condigno. Parece-me um contrassenso: destino seguro com restaurantes inseguros”, afirmou o representante dos empresários do concelho da Lagoa, da ilha de São Miguel, Luciano Melo.

O empresário falava na ilha Terceira, à margem da assinatura de um protocolo com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.

O executivo açoriano atualiza as medidas de contenção da pandemia de covid-19 semanalmente, consoante o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 registados num período de sete dias.

Os concelhos são classificados em cinco níveis de risco, sendo que nos dois mais elevados (médio alto risco e alto risco) os restaurantes têm de encerrar às 20:00 e no mais elevado os estabelecimentos de bebidas estão proibidos de funcionar.

Até sexta-feira, apenas o concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, está sujeito a medidas de alto risco nos Açores e o de Ponta Delgada, na mesma ilha, a medidas de médio alto risco.

No entanto, já na semana passada se tinha registado um aumento de casos de infeção no concelho da Lagoa, que só não ficou sujeito a medidas de alto risco, porque a resolução do Conselho de Governo de 11 de julho, aplicada por um período de duas semanas, não permitia uma subida dos níveis de risco.

Na véspera de ser anunciada a atualização dos níveis de risco para os Açores, Luciano Melo apelou aos decisores políticos açorianos para que “ponderem bem” as medidas a aplicar aos restaurantes.

“Ponderem bem o que vão fazer na quinta-feira para que São Miguel não seja confrontado com um cenário em que ninguém pode jantar a partir das 20:00”, alertou, alegando que possivelmente Lagoa e Ribeira Grande ficarão em alto risco e Ponta Delgada em médio alto risco, a partir das 00:00 de sábado.

O empresário defendeu que os espaços de restauração cumprem as regras de segurança impostas para prevenção de infeções por SARS-CoV-2, criticando o horário de encerramento previsto nos níveis mais elevados de risco.

“Os restaurantes não são inseguros. Os restaurantes têm vindo a pagar por desmandos de festas particulares, de comunhões, batizados, casamentos, que nada têm a ver com o escrupuloso cumprimento que os restaurantes fazem das normas covid”, frisou.

A avaliação do nível de risco nos Açores tem por base um modelo alemão, de semáforos, e é calculado em função do número de novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes num período de sete dias.

Existem cinco níveis de risco: muito baixo (menos de 25 casos por 100 mil habitantes), baixo (entre 25 e 49 casos por 100 mil habitantes), médio (entre 50 e 74 casos por 100 mil habitantes), médio alto (entre 75 e 99 casos por 100 mil habitantes) e alto (mais de 100 casos por 100 mil habitantes).

Os Açores têm atualmente 304 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, dos quais 281 em São Miguel, 11 na Terceira, nove no Faial, dois em São Jorge e um em Santa Maria.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados na região 6.185 casos de infeção, tendo ocorrido 5.713 recuperações e 33 mortes. Saíram do arquipélago sem terem sido dadas como curadas 80 pessoas e 55 apresentaram comprovativo de cura anterior.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.884.538 vítimas mortais em todo o mundo, resultantes de mais de 179 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.077 pessoas e foram confirmados 868.323 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights