OMS alerta que variante Delta impulsiona terceira vaga mais rápida e forte em África

24 de Junho 2021

A variante Delta, predominante na segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus na Índia, foi detetada em 14 países africanos e está a impulsionar uma terceira vaga de infeções por Covid-19 no continente, alertou esta quinta-feira a OMS.

“Uma mistura de fadiga e novas variantes está a impulsionar esta onda. A variante Delta, que dominou a segunda vaga da Índia, foi reportada em 14 países e detetada na maioria das amostras sequenciadas no último mês na República Democrática do Congo [RDCongo] e no Uganda”, disse a diretora regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Matshidiso Moeti, que falava a partir de Brazzaville na conferência de imprensa semanal sobre a evolução da pandemia de Covid-19 no continente, lembrou que a Covid-19 já causou quase 140 mil mortes em África, que regista mais de 5,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus.

“A terceira vaga está a ganhar velocidade, espalhando-se mais rapidamente, e atingindo [os países] com mais força”, afirmou, considerando o atual cenário “incrivelmente preocupante”.

“Com o rápido aumento do número de casos e de relatos de doenças graves, esta nova vaga ameaça ser a pior de África até agora”, alertou.

A responsável da OMS considerou que “África ainda pode atenuar o impacto destas infeções em rápido crescimento”, mas, advertiu, “a janela de oportunidade está a fechar-se”.

Neste sentido, sublinhou o apelo urgente para acelerar a vacinação e a necessidade de as populações continuarem a manter medidas de saúde pública que evitem a propagação da doença.

“África precisa urgentemente de mais milhões de vacinas. Precisamos de um ‘sprint’, não de uma maratona, para proteger rapidamente aqueles que enfrentam os maiores riscos. Os casos de Covid-19 estão a ultrapassar as vacinações, deixando cada vez mais pessoas perigosamente expostas”, frisou.

Matshidiso Moeti criticou os países que estão a dispensar os períodos de quarentena a quem tem certificado de vacinação, considerando que tal irá acentuar as desigualdades.

“Pelo menos 16 países estão a renunciar à quarentena para aqueles que possuem um certificado de vacinação. Embora seja importante proteger as fronteiras e impedir a propagação da Covid-19, deve ser equitativo. Os africanos não devem enfrentar mais restrições porque não podem ter acesso às vacinas”, advogou.

“Fazer da prova de vacinação um pré-requisito para as viagens pode aprofundar as desigualdades, particularmente enquanto as vacinas continuarem com tão escasso fornecimento”, sublinhou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.884.538 vítimas mortais em todo o mundo, resultantes de mais de 179 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço da agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights