Estudo mostra que resposta imune humoral à vacina foi adequada em 97,7%

25 de Junho 2021

Um estudo que está a ser desenvolvido pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) revela que a resposta imune humoral (mediada por anticorpos) à vacina contra a Covid-19 foi adequada em 97,7% da população analisada.

O CHUC tem em curso um estudo relativo à resposta imune humoral e celular (mediada por linfócitos T) à vacina, que foi proposto a todos os seus cerca de 9.000 funcionários.

“Este estudo, que envolve doseamentos seriados de anticorpos ao longo de um ano, revelou até ao momento que a resposta humoral foi adequada em 97,7% da população estudada”, avança o centro hospitalar, em comunicado.

Foi ainda possível perceber que “o título médio de anticorpos em resposta à vacina vai diminuindo com a idade, sendo esta descida mais marcada nos indivíduos do sexo masculino”.

“Também se verificou que a resposta humoral à vacina é mais acentuada em indivíduos que estiveram anteriormente expostos ao vírus SARS-CoV-2, quando comparada com os indivíduos naïve (que nunca foram expostos)”, acrescenta.

Segundo o CHUC, a avaliação aos três meses após a conclusão do processo de vacinação demonstrou “uma acentuada descida dos anticorpos, sendo esta mais marcada em indivíduos naïve, o que poderá não ser forçosamente sinónimo de perda de imunidade, já que esta poderá ser assegurada pela imunidade celular e pela presença de linfócitos B de memória”.

“Contudo, aguardam-se as próximas avaliações dos seis e doze meses, que permitirão tirar conclusões mais exatas sobre a imunidade a longo prazo”, esclarece.

O estudo mostra que “98,2% dos indivíduos naïve vacinados desenvolveram imunidade celular adequada contra SARS-CoV-2 21 dias após completarem o processo de vacinação” e que, “curiosamente, os indivíduos que não desenvolveram imunidade celular adequada apresentam uma resposta humoral eficiente”.

“E, de forma similar ao observado para a resposta humoral, indivíduos anteriormente expostos a SARS-CoV-2 apresentam uma resposta celular mais forte do que os indivíduos naïve”, acrescenta.

O CHUC sublinha que os resultados preliminares deste estudo “indicam que a vacina contra a covid-19 leva ao desenvolvimento de uma resposta imune adequada na grande maioria dos indivíduos (mais de 97%), tanto a nível da imunidade humoral, como da imunidade celular”, sendo que “a resposta imune à vacina é mais acentuada em indivíduos anteriormente expostos a SARS-CoV-2”.

Nos poucos indivíduos que não desenvolveram uma resposta celular adequada após a vacinação, “essa falha está compensada pelo desenvolvimento de uma resposta humoral adequada”, explica.

Com o acompanhamento dos indivíduos vacinados durante os próximos meses, o CHUC considera que será possível “tirar conclusões importantes sobre a proteção conferida pela vacina contra a covid-19 a longo prazo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights