Hospital CUF Descobertas faz 20 anos

25 de Junho 2021

Desde que iniciou a sua atividade, em 2001, o Hospital CUF Descobertas realizou mais de 5,5 milhões de consultas, 28 milhões de exames médicos, 210 mil cirurgias, 230 mil internamentos e 48 mil partos.

A estes dados junta-se a resposta dada a mais de 1 milhão de pessoas, que, ao longo de duas décadas, procuraram os cuidados de saúde prestados pelas equipas do Hospital CUF Descobertas.

O Hospital CUF Descobertas tem acompanhado as inovações de diagnóstico e terapêutica, renovado e atualizado procedimentos e tecnologias, bem como apostado em modelos de melhoria de qualidade e segurança, “sempre com o objetivo de prestar cada vez mais e melhores cuidados de saúde à população”, segundo o comunicado de imprensa.

João Paulo Farias, diretor clínico do Hospital CUF Descobertas, disse que “a qualidade clínica do hospital muito se deve à dedicação e competência dos profissionais que assumem diariamente o compromisso com a excelência dos cuidados de saúde, o que permitiu garantir resposta às necessidades de cuidados de saúde a mais de 1 milhão e 300 mil nestes primeiros 20 anos”.

O Hospital CUF Descobertas destaca ainda, em comunicado, a “distinção, por diversas entidades, da elevada competência na prestação de cuidados de saúde em situações clínicas que exigem uma concentração de recursos técnicos e tecnológicos altamente diferenciados e de conhecimento e experiência”, sendo sublinhada, também, a “capacidade de conduzir formação pós-graduada e investigação científica nas mais diferentes áreas médicas”.

Exemplo disso é o reconhecimento atribuído pelo Ministério da Saúde ao Centro de Referência Nacional para o tratamento do Carcinoma do Reto e ao Centro de Referência de Oncologia de Adultos – Cancro do Reto, assim como a certificação da Unidade da Mama pela EUSOMA – European Society of Breast Cancer Specialists.

Outro dos marcos do Hospital CUF Descobertas aconteceu em 2018, com a abertura do novo edifício. De acordo com o diretor clínico, “a expansão permitiu aumentar os cuidados disponibilizados e reforçar a sua diferenciação. O novo edifício permitiu criar, a título de exemplo, espaço para um Hospital de Dia Médico, um Bloco para Cirurgias Oftalmológicas e um Centro do Conhecimento”.

Para além da atividade assistencial, o Hospital CUF Descobertas envolve-se nas áreas da investigação e formação de profissionais de saúde, nomeadamente na formação médica pré e pós-graduada. “Recebemos alunos das duas Faculdades de Medicina da região de Lisboa, e acolhemos médicos para realizarem a sua especialidade – o internato médico – em oito especialidades diferentes. Temos, também, várias parcerias com escolas de enfermagem e de técnicos de saúde para formação pré-graduada. Realizamos, anualmente, múltiplos cursos de formação pós-graduada”, explicou o diretor clínico.

PR/HN/Rita Antunes

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights