Câmara de Idanha-a-Nova assegura alojamento a médicos colocados no concelho

29 de Junho 2021

Os médicos que se instalem no concelho de Idanha-a-Nova ao abrigo dos concursos de recrutamento da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) terão direito a alojamento disponibilizado pelo município, foi esta terça-feira anunciado.

“A medida está a ser implementada em articulação com o Serviço Nacional de Saúde, no âmbito de um protocolo da Câmara de Idanha-a-Nova com a ULSCB que visa garantir a prestação de cuidados de saúde de qualidade no concelho”, afirma o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, através de um comunicado.

Com esta medida, a autarquia “promove condições de atratividade para médicos que se queiram fixar no concelho, com vista à melhoria dos serviços públicos de saúde”.

“O incentivo à fixação de médicos é mais um investimento a juntar a outros que Idanha tem realizado na área da saúde, no âmbito de uma estratégia desenvolvida desde 2013”, recorda Armindo Jacinto.

Ao longo dos anos, “foram criados projetos já bem conhecidos da população”, como as cirurgias às cataratas, o acesso a medicação gratuita, a sinalização de demências ou as consultas médicas de clínica geral, cardiologia, dermatologia, urologia e neurologia.

“Em todos os casos, é privilegiada uma resposta de proximidade, de qualidade e continuidade”, segundo a nota.

Para Armindo Jacinto, “o trabalho na área da saúde nunca está terminado”.

“Por isso, já este ano lançámos novos projetos, como o Cartão Raiano Saúde 0-114, a Casa de Saúde de Idanha-a-Nova e as viaturas da Unidade Móvel de Saúde e do Espaço Cidadão Móvel, que se deslocam de forma regular às freguesias”, sublinha, indicando que a estratégia local para a saúde é desenvolvida em parceria com a ULSCB, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, a rede de instituições particulares de solidariedade social, a Fundação Álvaro Carvalho, a Associação Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, entre outras entidades.

Entretanto, as viaturas da Unidade Móvel de Saúde e do Espaço Cidadão Móvel, a circular no concelho há duas semanas, “estão a superar as expectativas, tendo já recebido cerca de 1.900 adesões ao Cartão Raiano Saúde 0-114 e realizado mais de 500 atendimentos”, informa a autarquia noutro comunicado.

“Com estas carrinhas, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a disponibilizar serviços públicos e cuidados de saúde de proximidade à população de todas as freguesias, de forma regular e frequente”, acrescenta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights