Preços e comparticipações marcam última reunião organizada pelo Infarmed no âmbito da presidência portuguesa

1 de Julho 2021

O Infarmed organizou, na quarta-feira, dia 30, a sua última iniciativa no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE. A reunião juntou virtualmente dezenas de representantes da Rede de Autoridades Competentes em Preços e Comparticipações.

Mais de 70 representantes da Rede de Autoridades Competentes em Preços e Comparticipações (NCAPR) reuniram virtualmente para debater o reforço da colaboração do grupo, com a apresentação de um novo modelo de organização e métodos de trabalho. O objetivo é aprofundar o debate e fomentar a adoção de medidas concretas a aplicar na área dos preços e comparticipações.

“Ao longo dos últimos seis meses, o INFARMED teve a responsabilidade de liderar o esforço de concretização dos objetivos assumidos por Portugal na área dos medicamentos e dispositivos médicos, focado numa maior disponibilidade destes e centrando o debate em três pilares centrais: autonomia estratégica, sustentabilidade e acessibilidade, sempre tendo em conta o aprofundamento da interligação entre medicamentos e dispositivos médicos”, lê-se em comunicado.

Além de 20 reuniões de diferentes grupos e comités, o INFARMED organizou a Conferência Internacional 3A’s, que juntou mais de 700 participantes e os principais intervenientes do setor. Segundo o Infarmed, esta conferência foi essencial para a preparação da proposta de Conclusões do Conselho que acabaria por ser adotada no mês de junho. A presidência portuguesa conseguiu a aprovação de Conclusões pelos Estados-Membros, que, juntamente com a Comissão, são desafiados a avançar com um conjunto de ações concretas que promovam uma maior disponibilidade de medicamentos e dispositivos médicos.

O comunicado destaca ainda que os esforços do Infarmed e da presidência portuguesa “foram bem-sucedidos” em relação à proposta legislativa sobre avaliação das tecnologias de saúde: “Graças às negociações bem geridas será uma questão de tempo até à implementação da regulamentação que vai facilitar e acelerar o processo de avaliação de novas tecnologias para benefício dos utentes, indústria e sistemas nacionais de saúde”.

“O trabalho do INFARMED e da Presidência Portuguesa foi também essencial para o avançar de assuntos relacionados com o pacote da União Europeia da Saúde, designadamente, o consenso conseguido e a aprovação do reforço das competências e mandato da Agência Europeia dos Medicamentos, resultante das lições aprendidas durante a pandemia e das novas linhas da Estratégia Farmacêutica para a Europa”, acrescenta o comunicado.

O Infarmed apresentará brevemente um balanço sobre os objetivos assumidos e os resultados das iniciativas promovidas durante os seis meses da presidência portuguesa do Conselho da UE.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights