Gilead e Tonic App juntam-se para disponibilizar conteúdos sobre VIH aos médicos

2 de Julho 2021

A Gilead Sciences e a Tonic App anunciaram o lançamento, na aplicação médica, de conteúdos sobre a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH).

Esta parceria, anunciada em dezembro, levou à disponibilização, na Tonic App, de árvores de decisão clínica para o diagnóstico, tratamento e referenciação da infeção por VIH.

Apesar de o número de novos casos de VIH em Portugal ter vindo a diminuir desde 2000, foram identificados, até 31 de dezembro de 2019, 61.433 casos de infeção por VIH, dos quais 22.835 atingiram o estádio de SIDA, havendo ainda uma necessidade de acabar com o estigma e de consciencialização para o facto de não serem só os grupos de risco que beneficiam em realizar o rastreio da infeção, lê-se em comunicado.

Para garantir a qualidade técnica e científica das árvores de decisão clínica, estas foram baseadas nos melhores consensos científicos europeus e desenvolvidas pelo Dr. João Paulo Caldas, médico infecciologista do Centro Hospitalar Universitário de São João, com o apoio científico da Dra. Alexandra Zagalo, médica infecciologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, e do Dr. Eugénio Teófilo, médico de medicina interna do Centro Hospitalar de Lisboa Central.

“Desde o início da sua existência, a Gilead tem estado comprometida na luta contra a infeção por VIH”, disse Cláudia Delgado, diretora médica da Gilead Sciences em Portugal, citada em comunicado. “Atualmente, no contexto epidemiológico nacional, aumentar as oportunidades de rastreio e referenciação dos doentes continua a ser uma prioridade, de forma a reduzir a apresentação tardia e a promover o acompanhamento das pessoas que vivem com VIH pelos respetivos especialistas. Acreditamos que a parceria com a Tonic App constitui uma forma inovadora de concretizar este desígnio.”

O Dr. Eugénio Teófilo acrescentou que “o acesso a informação credível e atualizada, num formato sucinto, é fundamental para auxiliar os especialistas a cuidarem das pessoas com VIH, promovendo a sua qualidade de vida”.

“Estamos felizes por termos a oportunidade de trabalhar com a Gilead, numa área tão importante como o VIH. Sei que em conjunto vamos conseguir ajudar os médicos – e os seus doentes – na gestão desta infeção tão séria, mas que hoje em dia, desde que diagnosticada atempadamente, e com os tratamentos atualmente disponíveis, permite atingir uma boa qualidade de vida”, afirmou Daniela Seixas, médica e CEO da Tonic App.

A Gilead, que está em Portugal desde 2001, disponibiliza medicamentos de utilização hospitalar para o tratamento da infeção por VIH/SIDA, doenças do fígado, hematologia e oncologia, doenças inflamatórias e respiratórias e doenças cardiovasculares. Além disso, tem contribuído para a viabilização de alguns projetos de investigação, desenvolve programas educacionais e ações de formação destinadas a profissionais de saúde e outros intervenientes no setor da saúde.

A Tonic App, uma plataforma digital de saúde pensada para ajudar a comunidade médica a melhor diagnosticar e tratar os seus doentes, já conta com mais de 66.000 médicos, não só em Portugal, mas também em Espanha e Itália. A aplicação é um dispositivo médico certificado e inclui ferramentas de videoconsulta, prescrição eletrónica, conteúdos de apoio à decisão clínica, recursos informativos para doentes, informações sobre congressos médicos, notícias de saúde, vagas de emprego, entre outros recursos.

A startup está nomeada para o prémio que reconhece as melhores startups na área da saúde e tecnologia na Europa, atribuído pelo The Europas, foi destacada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a revolucionar a tecnologia em todo o mundo” e ganhou vários prémios: melhor equipa no evento SaaStr Europe 2019; segundo prémio no MEDICA Medical App Competition, em 2018; Programa de Inovação Aberta Novartis Techcare, em 2017, entre outros.

Se é médico, pode fazer download da Tonic App aqui ou procurar a aplicação na App Store ou Play Store.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights