França associa subida de casos em Portugal e Espanha a abertura de fronteiras

5 de Julho 2021

O porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, associou esta segunda-feira o recrudescimento da Covid-19 em Espanha e Portugal à abertura prematura das fronteiras destes países, em particular com o Reino Unido, onde ocorre uma explosão de casos.

Espanha e Portugal “são países que flexibilizaram as regras nas fronteiras, em particular com o Reino Unido, muito antes de nós”, disse Attal, numa entrevista à estação France Inter, adiantando que o Governo de França foi censurado por isso.

Segundo Attal, “França tem um quadro de restrições nas suas fronteiras que é um dos mais rigorosos da Europa”.

Paris exige quarentena, em alguns casos sob controlo das autoridades, a viajantes de muitos países fora da União Europeia.

Os que viajam a partir do Reino Unido devem apresentar um certificado de vacinação e um teste negativo (PCR ou antígenos), exigindo-se aos não vacinados um “motivo imperioso” para viajar e um teste negativo e à chegada a França um outro teste e uma quarentena de sete dias.

Attal admitiu ser “uma possibilidade” uma nova vaga epidémica em França no final de julho, tendo em conta a expansão da variante Delta, mais contagiosa e cuja presença duplica a cada semana, já responsável por 30% das novas infeções.

Essa hipótese, disse, é particularmente verosímil quando se vê o que está a acontecer noutros países europeus, como o Reino Unido, Portugal, Rússia ou Espanha.

Em França a incidência da Covid-19 deixou de baixar há cinco dias e tem aumentado, segundo a agência noticiosa espanhola Efe.

Em Espanha, a incidência da doença a 18 de junho era de 96 casos por cada 100 nuk habitantes e a 2 de julho a incidência acumulada a 14 dias já ultrapassava os 150 casos por cada 100 mil habitantes.

Quanto a Portugal, no dia 18 de junho a incidência acumulada a 14 dias estava entre 60 e 119,9 casos por cada 100 mil habitantes, enquanto no dia 4 de julho era de 189,4 casos por cada 100 mil pessoas.

A pandemia de Covid-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China, causou pelo menos 3,9 milhões de mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,4 milhões de casos de infeção, segundo o balanço mais recente da agência France Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

Vírus respiratórios antecipam época de maior risco para grupos vulneráveis

Especialistas alertam para o aumento precoce de casos de rinovírus, adenovírus e VSR, que afetam sobretudo idosos e doentes crónicos. A antecipação da vacinação contra a gripe e a adoção de medidas preventivas simples surgem como estratégias determinantes para reduzir complicações e evitar a sobrecarga dos serviços de urgência durante o pico epidémico.

Sword Health assume liderança do consórcio de inteligência artificial do PRR

A Sword Health é a nova entidade coordenadora do Center for Responsible AI, um consórcio financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, substituindo a Unbabel. A startup afirma ser atualmente a que mais investe no projeto, com uma taxa de execução de 76% a oito meses do prazo final. O cofundador, André Eiras, adianta que a transição, já aprovada pelo IAPMEI, confere à tecnológica portuguesa maior responsabilidade na liderança de projetos das Agendas Mobilizadoras

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights