Boehringer Ingelheim alerta para a importância de proteger a saúde dos animais de companhia

7 de Julho 2021

No Dia Mundial das Zoonoses, que se assinalou ontem, a Boehringer Ingelheim relembrou que proteger o animal de companhia é também cuidar da saúde de todos os membros da família.

Além do incómodo que causam ao animal, as carraças, pulgas, piolhos, moscas ou mosquitos podem transmitir doenças aos humanos (zoonoses).

Para evitar que isso aconteça, é essencial apostar na prevenção, nomeadamente através da “vacinação e desparasitação regular dos animais”, afirma Octávio Carraça Pereira, médico veterinário. Os animais devem seguir planos de vacinação anuais, prescritos por médicos veterinários, para impedir o surgimento destas doenças.

Além disso, é fundamental “a lavagem das mãos após o contacto com animais, objetos ou superfícies potencialmente contaminadas, e a utilização de repelentes-inseticidas nos animais e humanos durante os potenciais períodos de exposição a vetores, nomeadamente insetos voadores e carraças”, acrescenta Octávio Carraça Pereira.

“Assim, a utilização de antiparasitários durante todo o ano é fundamental para a prevenção e controlo de parasitas no animal de companhia e, consequentemente, impedir a transmissão de zoonoses”, lê-se no comunicado de imprensa da Boehringer Ingelheim.

A leishmaniose é uma das zoonoses com maior impacto no animal de companhia e no seu tutor, devido à carga emocional associada à grande degradação física dos animais infetados, desde o surgimento de alterações na pele e no pelo até à perda progressiva da função dos rins. Esta doença pode afetar os humanos, nomeadamente aqueles com um sistema imunitário mais frágil, como os idosos ou as crianças.

Em Portugal, a raiva, uma zoonose fatal, está erradicada desde os anos 60 do século XX, resultado do esforço de consciencialização da população para os perigos desta doença e para a obrigatoriedade da vacinação.

No entanto, “o sucesso das medidas de controlo diminui, por vezes, a noção da importância de as manter”, reforça Octávio Carraça Pereira.

“Neste sentido, é essencial continuar a sensibilizar e a educar as populações que podem questionar-se acerca da importância da vacinação e da desparasitação dos animais de companhia”, alerta a Boehringer Ingelheim.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights